Fotos de satélites permitem avaliar superficialmente os danos causados nas instalações da Antonov Airlines
Imagens de satélites comerciais mostram o estado atual de Kiev, a capital da Ucrânia neste quarto dia de conflitos com forças russas.
É possível avaliar com melhor precisão a situação do aeroporto de Hostomel, nos arredores da capital, onde fica instalada a principal base de operações da Antonov Airlines.
Ainda que não permita avaliar com certeza os danos sofridos nas instalações da empresa e aeronaves.
Na imagem obtida pela AERO Magazine com exclusividade é possível verificar uma densa fumaça próxima do hangar (1) onde usualmente fica estacionado o Antonov An-225. Contudo, os danos caso tenham sido infligidos por um incêndio parecem de baixa proporção, visto que o teto do hangar, que é metálico, sofreu poucas avarias. Um incêndio capaz de consumir a totalidade do avião teria causado graves danos a estrutura do hangar. Porém, vale ressaltar que as imagens podem ter sido geradas em algum momento no início de um hipotético grande incêndio, o que não permite confirmar a situação presente.
Na frente do hangar (2) um novo ponto de fumaça densa e uma série de destroços, mas não é possível confirmar se é referente a uma aeronaves, veículo ou outro materail.
Outro hangar da Antonov Airlines (3) parece intacto, ao menos na imagem. Enquanto pouco a frente (4) um novo foco de fumaça e destroços aparece sem definição da origem. O prédio administrativo (5) também está aparentemente intacto, embora coberto de fumaça dos pontos 2 e 4.
Por fim, na posição de estacionamento (6) é possível avaliar que alguns aviões podem ter sofridos danos moderados.
Imagens de satélite atualizadas hoje (1) da Planet Labs permite observar com maior clareza o estado atual do An-225 no aeroporto do Hostomel. Por ora, é possível confirmar que o gigante da Antonov continua no hangar. Embora as fotografias não detalhem o estado geral do avião, a estrutura geral do hangar sofreu avarias entre leve e moderadas, o que leva a creer que um incêndio casa tenha atingido a aeronave não foi capaz de gerar uma completa destruição.
Ainda assim, danos que muitas vezes parecem pequenos podem comprometer permanentemente a viabilidade de um avião. Eventuais avarias na estrutura podem ser complexas e caras demais para permitir um reparo economicamente viável.
* Texto atualizado dia 1 de março de 2022, às 16h40.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/02/2022, às 20h50
+lidas