Fornecimento de motores F404 permitirá acelerar a produção do caça HAL Tejas e impulsiona cooperação militar indo-americana
Os Estados Unidos garantirão o fornecimento contínuo de motores GE Aerospace F404-IN20 à Índia até março de 2026, uma medida considerada essencial para destravar a produção do caça leve HAL Tejas.
O cronograma prevê a entrega de duas unidades por mês, apoiando a meta da Hindustan Aeronautics Limited (HAL) de entregar 12 aeronaves Tejas Mk1A até o final do ano fiscal de 2026.
A interrupção no fornecimento ocorreu devido à necessidade de reativar a linha de produção do F404, que havia sido encerrada em 2016 após a entrega de 65 unidades e a falta de novos pedidos. A retomada em 2021 enfrentou desafios adicionais impostos pela crise sanitária e pelas longas cadeias de suprimento globais, resultando em um atraso de 18 meses nas entregas previstas
A interrupção também atrasou a produção indiana de caças e gerou pressões internas. O primeiro motor F404-IN20 foi entregue em abril de 2025, com outra unidade prevista para julho. A partir de agosto, a GE iniciará o fluxo regular de entregas mensais, permitindo à HAL acelerar a fabricação dos 83 caças Tejas Mk1A encomendados pela Força Aérea Indiana (IAF) em 2021.
Segundo o secretário de Defesa da Índia, R.K. Singh, a retomada das entregas é resultado direto de uma ligação telefônica entre o ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, e o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, em 1º de julho.
O F404-IN20 equipa o Tejas desde o início dos anos 2000. Após a entrega de apenas 65 unidades, o que ocorreu em 2016, a linha de produção foi suspensa por falta de pedidos adicionais. A retomada em 2021 enfrentou dificuldades, incluindo a necessidade de reativar uma cadeia de suprimentos global.
Durante o contato entre os governos, Singh solicitou não apenas a aceleração das remessas dos motores do acordo, mas também avanços no acordo para a produção conjunta do motor F414, da mesma série utilizada nos Saab Gripen E/F e Boeing F/A-18 Super Hornet.
O novo propulsor equipará o Tejas Mk2 e o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), caça furtivo de quinta geração ainda em desenvolvimento.
Negociações sobre a transferência completa de tecnologia do F414 estão avançadas, segundo o Ministério da Defesa indiano, embora as discussões sobre preços permaneçam em curso. O objetivo de longo prazo da Índia é alcançar autonomia na fabricação de motores a jato, um marco estratégico dentro das iniciativas “Make in India” e “Atmanirbhar Bharat”.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/07/2025, às 12h00
+lidas