AERO Magazine
Busca

Risco terrorista

Talibã capturou um helicóptero militar no Afeganistão

Mi-24V é uma das aeronaves de ataque mais poderosas da atualidade


Mi-24V da fora aérea afegå

Membros do grupo extremista talibã em frente ao helicóptero Mi-24V

Rebeldes do grupo extremista Talibã capturaram um helicóptero de ataque pesado utilizado pelas forças armadas do Afeganistão. O Mi-24V é uma aeronave de origem russa, considerada uma das mais poderosa da categoria, e havia sido doada ao Afeganistão pela Índia.

Oficialmente o Afeganistão não comentou a captura de um mais importantes helicópteros da força aérea, utilizado justamente no combate a grupos extremistas. A nascente força aérea afegã recebeu diversas aeronaves militares nos últimos anos, com apoio dos Estados Unidos, Europa e Índia. Todavia, o Governo do Afeganistão ainda é bastante frágil e instável, não sendo aceito por diversas facções locais, inclusive de grupos terroristas.

O helicóptero M-24V estava na base aérea de Kunduz, cidade ao norte do Afeganistão e que ontem (11) foi totalmente ocupada por membros do talibã. As forças paramilitares são conhecidas por usar extrema violência e por promover costumes medievais sob seu comando.

As imagens sugerem que o Mi-24 está parcialmente incompleto, faltando inclusive as pás do rotor principal. Uma das hipóteses apontadas por agências de inteligência é que a força aérea afegã teve tempo de desmontar componentes vitais do helicóptero, evitando seu uso como arma militar. Porém, o talibã conta atualmente com pessoal capacitado em equipamentos militares avançados, incluindo pilotos e mecânicos.

Além disso, o grupo conta com fornecedores ilegais de armamentos e veículos, podendo até mesmo tentar obter peças para aeronaves militares, especialmente de origem russa.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/08/2021, às 16h30 - Atualizado às 18h37


Mais Notícias