Acordo disruptivo

Startup Kopter é adquirida pela gigante italiana Leonardo

Fabricante suíça tinha anunciado planos de abrir uma fábrica no Brasil


Kopter trabalha no SH-09 um helicóptero monoturbina considerado bastante inovador para o segmento

A gigante italiana Leonardo assinou um contrato com a Lynwood (Schweiz) AG para adquirir 100% da startup suíça Kopter Group AG. O valor negociado consiste em um componente fixo de US $ 185 milhões mais um mecanismo de ganho vinculado a determinados marcos ao longo da vida do programa SH-09, o helicóptero monoturbina em desenvolvimento pela fabricante suíça.

A iniciativa permite que a Leonardo fortalecer sua presença global, adquirindo um programa novo e que utiliza uma série de processos inovadores no setor de asas rotativas. Em nota a Leonardo afirmou que a aquisição poderá alavancar a inovação, novos recursos e habilidades de engenharia que foram desenvolvidos pela jovem e ágil empresa suíça.

LEIA TAMBÉM

 “Com esta aquisição incorporaremos habilidades e tecnologias inovadoras que complementarão as nossas”, afirmou Alessandro Profumo, CEO da Leonardo.

As competências da empresa suíça impulsionarão desenvolvimentos futuros em direção a tecnologias, capacidades e desempenhos de missão considerado disruptivos no setor, incluindo soluções de propulsão híbrida/elétrica.  Além disso, a Leonardo afirma que a aquisição substituirá o investimento planejado destinado ao desenvolvimento de um novo helicóptero monomotor, mas ressaltou que a Kopter atuará como uma entidade autônoma. O movimento ocorre na sequência que a Kopter divulgou que havia finalizado o projeto do helicóptero monoturbina SH-09, permitindo assim avançar no programa já em andamento.

“O SH-09 complementa perfeitamente o nosso portfólio de produtos existente, adicionando uma aeronave promissora que se beneficiará muito de nosso know-how industrial, experiência em serviços e treinamento e rede comercial”, comentou Gian Piero Cutillo, diretor-gerente da Leonardo Helicopters.

A Kopter havia anunciado, durante a Labace 2019, que tinha intenção de construir uma fábrica no Brasil, assim como já fez nos Estados Unidos no início deste ano passado.

O fechamento da transação está sujeito a certas condições e deve ocorrer durante o primeiro trimestre de 2020.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 28 de Janeiro de 2020 às 16:00


Notícias notícia de aviação aeronave helicopter.Kopter SH-09 Leonardo Labace