AERO Magazine
Busca

Momento aquecido

Setor aéreo tem melhor novembro da série histórica no fluxo de passageiros

O fluxo de passageiros nos voos internacionais registrou o melhor desempenho da série histórica para novembro


O mercado doméstico apresentou o segundo melhor novembro da história, ficando atrás somente para o fluxo de 2019 - Decea
O mercado doméstico apresentou o segundo melhor novembro da história, ficando atrás somente para o fluxo de 2019 - Decea

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de publicar mais um relatório com os dados com o fluxo de passageiros transportados no setor aéreo em todo país referente mês de novembro.

Segundo a agência, nos quase 25 anos da série histórica, a movimentação total de passageiros neste mês de novembro alcançou seus melhores resultados desde janeiro de 2000. 

Ao considerar tanto os passageiros de voos nacionais quanto os internacionais, foram transportados 10,1 milhões, sendo 8 milhões no segmento doméstico e 2,1 milhões no internacional. Esse número indica um aumento de 7,5% comparado a novembro de 2023.

O fluxo internacional atingiu um marco inédito para o mês, registrando o melhor desempenho da série histórica para novembro. Comparado a novembro de 2023, a alta na movimentação foi de 14%.

Somente o mercado doméstico, apresentou um aumento de 6% em relação a novembro do ano anterior, tornando-se o segundo melhor novembro para esse setor desde o início da série histórica, perdendo apenas para os resultados de novembro de 2019.

A demanda interna, avaliada em RPK (passageiros por quilômetros voados), apresentou um crescimento de 9,7% em comparação com novembro de 2023, enquanto a oferta, medida em ASK (assentos por quilômetros disponíveis), teve um aumento de 6,5%. No cenário internacional, a demanda subiu 14,6% e a oferta internacional cresceu 12,8%. Esses números estabelecem novos recordes para o mês de novembro na série histórica.

A movimentação de carga também registrou crescimento em novembro: na carga doméstica, foram 41,6 mil toneladas. No mercado internacional, por sua vez, o movimento foi de 79,2 mil toneladas (crescimento de 10,3%).

Por Gabriel Benevides
Publicado em 20/12/2024, às 15h45


Mais Notícias