AERO Magazine
Busca

Diálogo

Setor aéreo busca equilíbrio entre tarifas acessíveis e incentivos do governo federal

Entidades querem viabilizar políticas públicas e incentivos no setor aéreo brasileiro


Aena Brasil/Reprodução
Aena Brasil/Reprodução

A Abear está mediando as discussões entre as companhias aéreas e o governo federal, buscando soluções que beneficiem tanto os passageiros quanto as empresas do setor aéreo em uma construtiva discussão.

As discussões buscam não só incentivos, mas soluções no setor aéreo brasileiro com linhas de créditos e a revisão de impostos estaduais sobre o combustível de aviação (QAV).

Além da Abear, também estão participando das discussões a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), a International Air Transport Association (IATA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), que representam mais de 320 empresas aéreas de 120 países, inclusive todas as empresas brasileiras e internacionais que operam no Brasil. 

Segundo a Abear, o setor tem demonstrado, por meio de dados, estudos e pesquisas realizados, os principais desafios enfrentados pela aviação brasileira, com o propósito de impulsionar o mercado aéreo doméstico e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico e social do país.

Entre os aspectos mais relevantes para alcançar esse objetivo, destaca-se o acesso ao crédito interno, com a criação de linhas de financiamento específicas para o setor, e a revisão da política de preços atualmente aplicada ao combustível de aviação (QAV). A proposta é reduzir a significativa diferença entre o preço do QAV no Brasil e o praticado em outros países, resultando em custos operacionais mais baixos para as aeronaves no mercado doméstico e, assim, incentivando maiores investimentos por parte das empresas.

Por fim, a Abear reforça o compromisso das aéreas com a acessibilidade, mas também destaca a importância de políticas públicas que apoiem a viabilidade econômica do setor.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 11/02/2025, às 19h58 - Atualizado às 21h46


Mais Notícias