A Abear voltou a ter a Azul Linhas Aéreas como associada depois de cinco anos
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Abear, anunciou nesta segunda-feira (4), a reintegração da Azul Linhas Aéreas ao seu quadro de associadas, depois de pouco mais de cinco anos.
Sem um motivo claro, a companhia aérea havia deixado a entidade em maio de 2019, porém, a decisão veio após um duro embate com a Gol Linhas Aéreas pelo espólio da hoje extinta Avianca Brasil. Inicialmente, havia o interesse no leilão de ativos da concorrente, em especial os horários de pouso e decolagem do aeroporto de Congonhas (CGH), o que foi também demonstrado pela Latam posteriormente.
Hoje, Azul e Gol mantêm acordo de compartilhamento de voos. “O retorno da Azul ao quadro de empresas associadas é uma oportunidade para a construção de uma agenda de longo prazo que contemple medidas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios do setor, aumentar a competitividade e democratizar o transporte aéreo no país”, afirmou Jurema Monteiro, presidente da Abear.
A Azul foi uma das fundadoras da entidade, em 2012.
Uma equipe de técnicos da Azul Linhas Aéreas esteve supostamente no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, para a realização de visitas técnicas operacionais. De acordo com uma fonte que trabalha no aeroporto, a inspeção teve como objetivo estudos de viabilidade para um possível início de operações regulares da companhia com o Cessna Caravan e, futuramente, com o ATR-72.
Segundo a fonte ouvida por AERO Magazine (que pediu para não ser identificada), a companhia estuda iniciar operações com aeronaves C208B Caravan da empresa Azul Conecta, do Campo de Marte para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A rota vem sendo realizada atualmente a partir de Congonhas, que poderá ceder os slots desses voos para outros destinos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/11/2024, às 11h52
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