AERO Magazine
Busca

Padronização

Guia de transporte aéreo de pets foi lançado por associações do setor

Abear, IATA, ALTA e Jurcaib lançaram um guia de transporte aéreo de animais de estimação


O guia integra o plano de transporte aéreo de animais, do Ministério de Portos e Aeroportos - Divulgação
O guia integra o plano de transporte aéreo de animais, do Ministério de Portos e Aeroportos - Divulgação

Quatro entidades do setor aéreo lançaram na última terça-feira (17), um guia de orientações para transporte aéreo de cães e gatos, com material desenvolvido com base nos códigos de conduta da Agência Nacional de Aviação Civil e da Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA.

O guia integra o plano de transporte aéreo de animais, do Ministério de Portos e Aeroportos, e estabelece critérios de segurança aplicáveis a todas as etapas do transporte de animais. As associações destacam a necessidade de acesso a informações claras para assegurar viagens seguras para tutores e animais.

O documento também busca fortalecer a cooperação entre governo e empresas aéreas. Entre os tópicos abordados no guia estão a escolha de contêineres adequados, as políticas específicas de companhias aéreas, a preparação dos animais para o voo, os cuidados durante a viagem, como alimentação e hidratação e informações sobre documentação e regulamentação.

View this post on Instagram

A post shared by Abear (@abear.br)


O lançamento desse guia simboliza a sinergia entre as entidades do setor, governo federal e consumidores, que agora terão um documento de fácil acesso com orientações para o transporte de pets. A segurança operacional é um princípio fundamental do modal aéreo, e o guia reforça este compromisso”, disse Jurema Monteiro, presidente da Abear.

O guia está disponível para consulta pública nos canais oficiais das associações participantes.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/12/2024, às 08h08


Mais Notícias