AERO Magazine
Busca

Alívio dos britânicos

Reino Unido consegue recuperar caça F-35B do fundo do mar mediterrâneo

Britânicos correram contra o tempo para recuperar o valioso caça antes dos russos


Esse foi o primeiro acidente com um F-35B do Reino Unido | Foto: Royal Navy

O Ministério da Defesa britânico (MoD) confirmou que conseguiu recuperar do fundo do mar o caça furtivo F-35B, que caiu no Mar Mediterrâneo, no dia 17 de novembro, após decolar do porta-aviões HMS Queen Elizabeth.

“As operações para recuperar o F-35 do Reino Unido no Mar Mediterrâneo foram concluídas com sucesso” e “não há perigo ou comprometimento de equipamentos sensíveis na aeronave”, disse o comunicado oficial do MoD publicado pelo jornal The Sun.

Para recuperar o caro e estratégico caça, o Reino Unido teve a ajuda das marinhas dos Estados Unidos e da Itália.

O temor era que os russos, que têm bases próximas ao local da queda, pudessem pegar o caça de 5º geração antes dos britânicos.

Após o ocorrido, alguns relatos deram conta que o motivo da queda do caça foi uma capa protetora usada para tampar a entrada de ar da aeronave quando a mesma está parada em solo. A proteção vermelha leva a famosa inscrição Remove Before Flight. Contudo, isso não foi confirmado oficialmente e as investigações seguem em andamento.

Um vídeo mostrando um caça F-35B caindo durante a decolagem, circulou a internet alguns dias depois do acidente. Na filmagem, que não teve confirmação oficial,é possível notar que o caça cai logo após passar pela rampa do porta-aviões, também aparece no vídeo o momento da ejeção do piloto.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 09/12/2021, às 12h55


Mais Notícias