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Primeira fábrica de eVTOLs do Brasil terá financiamento de R$ 500 milhões

Fábrica da Eve Air Mobility, em Taubaté, terá financiamento de R$ 500 milhões do Bndes


A fábrica ficará localizada na rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro - Eve Air Mobility/Embraer
A fábrica ficará localizada na rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro - Eve Air Mobility/Embraer

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou nesta terça-feira (15), a assinatura de um contrato de financiamento no valor de R$ 500 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Bndes.

O acordo visa financiar o desenvolvimento de sua fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), em Taubaté, no Vale do Paraíba paulista. Segundo a empresa, o financiamento é um passo importante no avanço de seus projetos para o setor de mobilidade aérea urbana e no processo de descarbonização da aviação.

"Este financiamento será fundamental para a instalação de nossa unidade de produção do eVTOL, que não apenas será a primeira do gênero no Brasil, mas também alimentada por energia limpa e renovável, alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade", disse Johann Bordais, CEO da Eve.

O financiamento segue uma linha de crédito de R$ 490 milhões, aprovada em 2022, destinada ao programa de desenvolvimento do eVTOL da empresa. A nova fase do acordo inclui subcréditos de fontes nacionais e internacionais, com prazo de dezesseis anos para pagamento.

A capacidade de produção da nova fábrica deverá ser expandida gradualmente. A produção inicial será de 120 aeronaves por ano, com previsão de atingir até 480 unidades anuais, à medida que o mercado se desenvolva.

A Eve já possui cartas de intenção para a compra de 2.900 eVTOLs, firmadas com trinta clientes em treze países, o que representa um potencial de US$ 14,5 bilhões (R$ 81,1 bilhões) em receitas futuras.

A aeronave desenvolvida pela Eve conta com oito rotores dedicados ao voo vertical e asas fixas para cruzeiro, sem alterações na posição desses componentes durante o voo. O design inclui propulsores elétricos alimentados por motores elétricos duplos, que fornecem redundância e garantem desempenho, segurança e baixos custos operacionais.

Em julho, a empresa lançou seu primeiro protótipo em escala real, iniciando uma série de testes para avaliar o desempenho e a segurança da aeronave. Além disso, a Eve já selecionou todos os principais fornecedores para o desenvolvimento do eVTOL.

O início da operação comercial dos eVTOLs do fabricante brasileiro está previsto para 2026.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/10/2024, às 08h03


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