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Mobilidade aérea urbana

Ensaios em voo do futuro eVTOL da Textron serão iniciados em 2025

Textron Aviation avança no demonstrador de tecnologia Nexus que deverá validar o conceito futuro de eVTOL


Nexus promete ser uma aeronave elétrica com capacidade multimissão - Textron
Nexus promete ser uma aeronave elétrica com capacidade multimissão - Textron

A Textron Aviation anunciou que iniciará, no próximo ano, a campanha de testes de voo com a aeronave demonstradora de tecnologia Nexus, que será dedicada à avaliação da viabilidade do conceito eVTOL.

Os ensaios serão realizados no Aeroporto Regional de Salina (SLN), localizado em Saline County, na região central do Kansas, e deverão validar o envelope de desempenho da aeronave. Os voos vão avaliar uma série de condições, simulando uma ampla gama de cenários operacionais.

O Nexus é um eVTOL multimissão projetado para atender à demanda global por soluções de aviação sustentáveis e permitir a viabilização de voos urbanos, dentro do conceito de mobilidade aérea baseada em aeronaves elétricas e híbridas. Esta aeronave experimental conta com um sistema de propulsão elétrica distribuída, que inclui quatro hélices basculantes e dois rotores verticais estacionários traseiros, permitindo uma ampla gama de aplicações, como transporte de passageiros, operações de aeronaves públicas e serviços de carga. A capacidade inicial é para quatro passageiros e um piloto.

Embora exista a possibilidade futura de voos autônomos com eVTOL, as primeiras aeronaves deverão ser certificadas com um piloto. O objetivo é validar o conceito eVTOL e avaliar a segurança e viabilidade de futuros voos completamente autônomos. Os voos experimentais ocorrerão em um espaço aéreo restrito, com a continuidade dos testes sendo realizada nas instalações do Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação, localizado em Wichita.

A escolha dos ensaios em voo em Salina ocorreu após o condado estabelecer uma série de projetos relacionados à operação com aeronaves não tripuladas (UAS, na sigla em inglês), tendo sediado operações além da linha de visada (BVLOS) sob o Programa Piloto de Integração da agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA). Além disso, o aeroporto conta com o Centro de Pesquisa de Aviação Aplicada (AARC) da Universidade Estadual do Kansas, que conduz pesquisas e operações de UAS de ponta. A universidade lidera, há vários anos, esforços de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de aeronaves não tripuladas.

"O Kansas ostenta uma rica história na aviação, e temos orgulho de trabalhar ao lado da Autoridade Aeroportuária de Salina para testar essas tecnologias emergentes tão perto de casa", disse Kriya Shortt, presidente e CEO da Textron eAviation.

A cidade de Salina está localizada aproximadamente 150 quilômetros ao norte de Wichita, onde está sediada a Textron Aviation.

"Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Textron eAviation neste projeto emocionante", disse Pieter Miller, diretor executivo da Autoridade Aeroportuária de Salina.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/10/2024, às 15h00


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