UAC intensifica produção após série de testes e envia aeronaves Su-34 ao Ministério da Defesa
A United Aircraft Corporation (UAC) entregou hoje (15), um novo lote de Sukhoi Su-34 ao Ministério da Defesa da Rússia. Segundo a a estatal Rostec, controladora da UAC, todas as unidades passaram por testes em solo e em voo antes da transferência.
A chegada de novos Su-34 permite a Rússia recompor e ampliar parte da frota de caças bombardeiros, que sofreu baixas consideráveis nos últimos meses de conflito com a Ucrânia.
Em entrevista com o a agência estatal TASS, Vadim Badekha, CEO da UAC, afirmou que mês de setembro registrou número recorde de entregas de aviões de combate às Forças Aeroespaciais russas.
Todavia, o executivo não divulgou o número total de entregas, limitando-se a afirmar que as fábricas de construção aeronáutica ampliaram a produção, mantiveram entregas seriadas constantes e otimizaram seus processos para cumprir contratos governamentais.
O Su-34 é um bombardeiro tático russo desenvolvido pela Sukhoi, projetado para missões de ataque de longo alcance contra alvos terrestres e navais. Derivado do caça Su-27, possui cabine lado a lado para dois tripulantes, autonomia ampliada e capacidade de reabastecimento em voo.
Segundo dados oficiais, o Su-34 pode transportar quase a totalidade dos mísseis do arsenal russo, bombas de precisão e armamento convencional, além de contar com um canhão interno de 30 mm.
O avião é equipado com sistemas modernos de navegação, guerra eletrônica e radar multifuncional, sendo capaz de operar em condições climáticas adversas e ambientes de forte defesa aérea, combinando alcance estratégico e alta carga útil.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/09/2025, às 12h00
+lidas