AERO Magazine
Busca

Pequeno e versátil

Popular entre pilotos-proprietários, M2 atinge 250 aeronaves entregues

Simplicidade e custos operacionais tornam jato leve da Cessna atraente para rotas curtas


Cessna entrega o Citation M2 de número 250, considerado um importante marco no programa

A Textron entregou recentemente o 250º jato leve Cessna Citation M2, marcando a boa receptividade do modelo que entrou em serviço em dezembro de 2013. O exemplar simbólico foi entregue à Fast Rabbit Aviation, localizada em Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos.

O Citation M2 rapidamente estabeleceu uma forte reputação entre proprietários e operadores, se tornando referência no segmento de jatos de negócios leves, com destaque especialmente no mercado norte-americano.

LEIA TAMBÉM

O pequeno jato da Cessna se tornou popular entre pilotos-proprietários, graças sua certificação single-pilot, que atende bem as necessidades de quem voa o próprio avião. Além disso, obteve boas aceitação entre departamentos de voo corporativos, por sua capacidade de voar etapas regionais curtas e o baixo custo operacional.

Mesmo nos Estados Unidos, onde a malha aérea comercial cobre a maior parte do país, a aviação executiva ainda é considerada uma ferramenta essencial no mundo dos negócios, fornecendo acesso rápido a áreas onde o serviço comercial pode ser limitado ou inexistente.

"O [Citation] M2 permite uma transição direta para os pilotos de aeronaves a pistão e turboélice, prontos para subir em jatos usando um dos maiores ativos da aeronave", disse Rob Scholl, vice-presidente sênior de vendas da Textron. “Os aviônicos G3000 controlados por toque do jato fornecem aos pilotos controle intuitivo, oferecendo uma experiência de voo ideal”.

O Citation M2 conta com um cockpit equipado com a suíte de aviônicos Garmin 3000 atualizados recentemente, permitindo que os operadores de aeronaves a pistão familiarizados com a plataforma Garmin, especialmente a série G1000, possam fazer uma transição sem problemas no que diz respeito ao uso da aviônica.

Após o treinamento em simuladores, muitos novos proprietários e operadores de M2 ​​aproveitam a oferta exclusiva de serviços de suporte a pilotos da Textron Aviation, que inclui programas personalizados de suporte de entrada em serviço. Esses programas fornecem assistência a pilotos de todos os níveis de experiência. “Estamos orgulhosos de alcançar esse marco e continuar fornecendo uma aeronave que possa suportar as operações de muitas organizações dinâmicas em todo o mundo”, comemorou Scholl.

O Citation M2 conta com velocidade máxima de cruzeiro de 404 nós (750 km/h), com alcance de 1.550 nm (2.870 km), podendo operar em pistas curtas e voar com altitude de cruzeiro de 41.000 pés. O modelo é equipado com os motores Williams FJ44-1AP-21, que oferecem umas das melhores relações de potência e custos do mercado.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/06/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h36


Mais Notícias