Empresa iniciou o recolhimento do Avgas e recomenda que operadores devolvam combustível já adquirido
Falha na composição da gasolina de aviação pode comprometer a segurança do voo
A BR Distribuidora suspendeu a comercialização de gasolina de aviação (Avgas) após detectar parâmetros do combustível fora dos limites de especificação.
Em nota oficial a empresa informou que está recolhendo o combustível e suspendeu o recebimento de novos lotes. Este logo de gasolina é produzido no Brasil, mas é o segundo caso em menos de um ano referente a problemas na composição química do produto enviado ao Brasil. Anteriormente o Avgas estava sendo importada e um lote apresentou problemas graves na composição.
A BR Distribuidora recomendou que os consumidores e distribuidores suspendam o uso da gasolina atual. Segundo contato com a redação da AERO Magazine, a assessoria da BR Distribuidora afirma que não haverá problemas no abastecimento, que os lotes que serão recolhidos são pontuais.
Vale ressaltar que a Petrobras Distribuidora, conhecida como BR Distribuidora, não é mais parte da Petrobras SA. Em julho de 2019 a estatal vendeu o controle da BR Distribuidora na bolsa de valores, tornando a companhia uma empresa de capital aberto, se afastando assim do controle administrativo.
Abaixo a íntegra da nota da Petrobras Distribuidora, assinada pelo diretor executivo de finanças, compras e RI, André Corrêa Natal.
Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2021
Petrobras Distribuidora S.A. (B3: BRDT3), informa que suspendeu, preventivamente, a comercialização de gasolina de aviação (AVGAS) para seus clientes diretos e revendedores, em função de ter sido detectada a existência de um parâmetro do combustível fora dos limites de especificação.
A BR está iniciando as ações para recolhimento do produto comercializado, devolução do lote armazenado e recebimento de novos lotes, e recomendou aos seus clientes diretos e revendedores que adotem as mesmas providencias, de modo a restabelecer o abastecimento no menor tempo possível.
Informamos ainda, que a BR está colaborando com o levantamento que está sendo feito pelo fornecedor sobre a origem do problema e que os Órgãos Reguladores foram comunicados do ocorrido.
A BR manterá os investidores e o mercado em geral informados de futuros desenvolvimentos.
ANDRÉ CORRÊA NATAL
Diretor Executivo de Finanças, Compras e RI
(CFO/IRO)
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/02/2021, às 12h00 - Atualizado às 18h49
+lidas