Edição de 2025 do Paris Air Show marca retorno da normalidade na indústria aeroespacial
A organização do Paris Air Show, oficialmente Salon International de l'Aéronautique et de l'Espace, confirmou a programação deste ano, com 2.500 expositores, de 48 países e 322 delegações oficiais. O evento popularmente chamado de Le Bourget, ocorrerá entre os dias 16 e 22 de junho.
Considerada uma das principais vitrines da aviação mundial, o Paris Air Show terá este ano sua primeira edição com a indústria aeroespacial próxima da normalidade, do pós-pandemia. Os dois últimos eventos ocorreram na esteira da crise sanitária, envolto a incertezas, em especial da cadeia de suprimentos. Ainda assim, pedidos expressivos foram realizados em 2023.
Organizado pela SIAE, subsidiária do GIFAS (Groupement des Industries Françaises Aéronautiques et Spatiales), o Paris Air Show, ao lado do Farnborough International Airshow, é o maior evento aeronáutico do mundo voltado para profissionais do setor, incluindo toda a cadeia da indústria aeroespacial.
Há mais de um século o evento é considerado um dos pontos altos do calentário aeronáutico, sendo palco para todo o setor, desde aviação civil, incluindo fabricantes e empresas aéras; setor de defesa; e espaço. Usualmente ao final da semana os negócios confirmados ultrapassam as centenas de bilhões de dólares.
Segundo a organização, as vendas de áreas de exposição do Paris Air Show 2025 estão quase concluídas, e muitas das 100 maiores empresas do mundo já se inscreveram para participar, incluindo diversas startups da indústria aeroespacial.
A expectativa é que este ano é que parte dos debates e acordos envolvam a reorganização geopolítica atual, incluindo os efeitos da guerra comercial envolvendo os Estados Unidos, assim como o possível desfecho do conflito na Ucrânia e a ascensão chinesa no setor aeroespacial.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/02/2025, às 12h00
+lidas