Com a certificação da Europa, o E190F poderá ampliar a sua rede de atuação em nível global
O avião cargueiro E-Freighter E190F da Embraer recebeu a certificação completa da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), permitindo que opere globalmente. Além disso, as certificações da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram concluídas em 2024.
O programa E190F foi lançado em maio de 2022, visando atender às necessidades dinâmicas do setor de e-commerce, que demanda entregas mais rápidas e descentralizadas. O E-Freighter realizou seu primeiro voo em abril de 2024 e fez sua estreia pública em julho do mesmo ano, durante o Farnborough Airshow, no Reino Unido.
"A certificação da EASA representa um marco significativo em nosso programa de conversão de jatos de passageiros para cargueiros. Estamos muito animados com este mercado. Desenvolvemos uma aeronave ideal para suprir as demandas globais por entregas ágeis, não apenas em áreas metropolitanas, mas em todas as regiões. Os E-Jets já são um sucesso mundial, com ampla presença global. Agora, estamos prontos para oferecer uma solução de excelência para nossos clientes em todo o mundo", destacou Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.
Os E-Jets cargueiros oferecem uma capacidade de volume 40% maior e um alcance três vezes superior em comparação com turboélices de carga de grande porte, além de custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies. Com a combinação dos compartimentos de carga inferior e superior, o E190F possui uma carga útil estrutural máxima de 13.150 kg.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/02/2025, às 17h37
+lidas