AERO Magazine
Busca

Futuro executivo

Novo A220 corporativo usará realidade virtual para configuração da cabine

Projeto permite observar em detalhes escolha de materiais e acabamentos do interior do avião


Fuselagem do Airbus A220 ACJ

Primeira seção do futuro A220ACJ chegou a unidade de produção da Airbus, em Mirabel

A Airbus recebeu a primeira seção da fuselagem do futuro A220ACJ, a nova aeronave corporativa derivada do avião regional A220. A primeira parte da estrutura chegou na fábrica de Mirabel, no Canadá, na última segunda-feira (17), dando início a montagem final do modelo.

No dia seguinte à chegada da peça, a Airbus revelou o desenvolvimento do primeiro configurador digital de cabine, apresentando uma nova abordagem de design especificamente para esta aeronave. O conceito é usual no segmento de aviação executiva, mas ainda inédito entre aviões corporativos, derivados de jatos comerciais.

Segundo a Airbus, a equipe do projeto se inspirou em soluções encontradas na indústria hoteleira e de carros de luxo, utilizando realidade virtual. O configurador interativo oferece oportunidades de ambiente e mais de 120 opções de layout.

Uma visão panorâmica em 3D permite que o usuário projete sua observação em uma situação da vida real, podendo analisar e testar todas as suas escolhas de configuração de cabine. Os detalhes dos detalhes personalizados da cabine podem ser baixados para auxiliar nas escolhas, até a definição do projeto final.

“No contexto da pandemia da covid-19, é particularmente importante manter o vínculo com o cliente, e poder visitar a aeronave juntos, sem ter que viajar. O configurador permite que nossas equipes entendam rapidamente as necessidades de nossos clientes”, disse Sylvain Mariat, chefe do ACJ Creative Design.

A suíça Comlux deverá receber o primeiro A220 ACJ, ampliando assim a presença da Airbus entre empresas especializadas em serviços de voos executivos e corporativos. As primeiras quinze unidades serão feitas exclusivamente para a empresa suíça, com previsão de colocá-las em serviço no início de 2023.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/05/2021, às 11h00 - Atualizado às 12h23


Mais Notícias