AERO Magazine
Busca

Test Drive

Moderno avião-radar dos EUA vai operar em porta-aviões francês

Marinha da França assinou contrato de compra para três unidades do E-2D Advanced Hawkeye


Nova versão do avião-radar naval conta com sensores de precisão de última geração | Foto: Marinha dos EUA

Um avião de alerta aéreo antecipado (Awacs, sigla em inglês) E-2D Advanced Hawkeye dos Estados Unidos vai ser operado, pela primeira vez, a bordo do porta-aviões francês Charles de Gaulle.

A operação irá acontecer nos meses de fevereiro e março, no Mar Mediterrâneo, durante uma ação operacional entre a marinha norte-americana e a francesa.

A presença do E-2D no convés de voo do navio francês tem por objetivo verificar o desempenho da aeronave na embarcação. Vale ressaltar que o país europeu assinou um contrato de compra de três unidades da versão mais moderna do Hawkeye.

Além disso, a marinha francesa está conduzindo a operação Clemenceau 22, uma grande missão que incluirá a marinha italiana (com o porta-aviões Cavour) e a norte-americana (com o USS Harry S. Truman), além de outras forças navais da aliança militar da Otan.

O navio e sua esquadra partiram semana passada da base naval de Toulon, França. Estão inclusos no Chales de Gaulle os caças Rafale M do padrão FR3, a versão mais recente da aeronave de quarta geração plus.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 08/02/2022, às 09h15 - Atualizado às 19h29


Mais Notícias