Sete King Air 260 serão utilizados no programa Future Aircrew Training (FAcT) da Real Força Aérea Canadense
A Textron Aviation anunciou hoje (27), a primeira venda internacional do King Air 260 voltado para treinamento militar. O acordo, firmado com a SkyAlyne, prevê a venda de sete aeronaves que serão utilizadas no futuro programa avançado de treinamento da Real Força Aérea Canadense (RCAF, na sigla em inglês).
Os King Air 260 farão parte do programa Future Aircrew Training (FAcT), previsto para iniciar no primeiro semestre de 2028. A iniciativa oferecerá novas capacidades aos cadetes, incluindo voos em aeronaves bimotoras de alta performance e cockpit compatível com tecnologias militares atuais e futuras.
As aeronaves também contarão com óculos de visão noturna (NVG), TACAN (ar-ar), indicador de ângulo de ataque (AoA), rádio V/UHF, sistema de áudio digital, monitoramento de tendências do motor, assento de observador (jump seat), assentos de missão para passageiros e máscaras de oxigênio de rosto inteiro.
As aeronaves serão dedicadas ao treinamento avançado e intermediário de pilotos designados nos esquadrões de transporte pesado, patrulha marítima e missões de busca e salvamento.
Segundo os canadenses, a escolha do King Air 260 foi motivada por sua compatibilidade com a frota de King Air C-90B, que serviu à RCAF por décadas.
“O King Air 260 modernizará o treinamento de aeronaves multimotoras ao fornecer uma plataforma de treinamento intermediária e avançada para pilotos da RCAF destinados a esquadrões operacionais em transporte pesado, patrulha marítima ou funções de busca e salvamento”, explicou Bob Gibbs, vice-presidente de Vendas de Missões Especiais da Textron Aviation.
O FAcT é um contrato de 25 anos, firmado entre o Governo do Canadá e a SkyAlyne, em um modelo de parceria público-privada. O programa inclui o treinamento de pilotos e tripulantes, fornecendo aeronaves, simuladores, instrutores civis, sistemas de treinamento em sala de aula e outros serviços essenciais. A SkyAlyne é uma joint venture formada pela CAE, especializada em simuladores de voo profissionais, e pela KF Aerospace.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/01/2025, às 15h00
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