A FAB, em apoio a Operação Taquari II, realizou o transporte de 18 toneladas de mantimentos para Porto Alegre
A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou na manhã de hoje (6), aproximadamente dezoito toneladas de mantimentos para o Rio Grande do Sul. O transporte foi realizado com um Airbus A330-200, designado como KC-30, em apoio a Operação Taquari II, que presta socorro as vítimas da enchente em todo o estado.
A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), e empregou um dos KC-30 do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, que decolou do Rio de Janeiro, partido da base aérea do Galeão, para a base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Os mantimentos foram obtidos através da doação através da campanha "Todos Unidos pelo Sul!". A Força Aérea Brasileira tem promovido diversas ações em apoio as vítimas das inundações, desde o transporte de itens fitais como o resgate por via aérea.
Além disso, a FAB realiza uma campanha de coleta de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Apenas no primeiro dia de arrecadação na base aérea de Brasília, foram recebidas cinco toneladas de doações, incluindo roupas, colchonetes e gêneros alimentícios não-perecíveis.
#OperaçãoTaquariII
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 6, 2024
Força Aérea Brasileira: SEMPRE PRESENTE ONDE O BRASIL PRECISAR!
Coordenação: Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE)#FAB#AsasQueProtegemOPaís#ANossaForçaOndeOBrasilPrecisar#FAB24hNoAr#AsasQueSalvam#Military#AjudaHumanitária#ForçaRS#COMAER#COMAE… pic.twitter.com/w6Q9h7iM3X
Segundo a FAB, as doações serão centralizadas nas bases aéreas do Galeão, Brasília e São Paulo, esta última localizada na área do aeroporto internacional de Guarulhos. Além do KC-30, outras aeronaves militares, como os Cessna Caravan, Embraer Bandeirante e KC-390, estão realizando a ponte aérea para atender diversas localidades do Rio Grande do Sul.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/05/2024, às 16h00
+lidas