Joby e L3Harris desenvolvem aeronave híbrida VTOL para defesa com voo autônomo. Testes começam este ano e demonstrações operacionais em 2026
A Joby Aviation e a L3Harris Technologies anunciaram, nesta sexta-feira (1), uma parceria estratégica para o desenvolvimento de uma nova classe de aeronave híbrida de pouso e decolagem vertical, voltada a aplicações militares de baixa altitude.
O modelo utilizará propulsão híbrida com turbina a gás e terá capacidade para operar tanto de forma tripulada quanto totalmente autônoma.
O projeto aproveita os avanços da Joby na aviação elétrica e no desenvolvimento de aeronaves comerciais, em conjunto com a expertise da L3Harris em integração de sensores, armamentos, comunicações e soluções de autonomia colaborativa. Os testes em voo estão previstos para começar no quarto trimestre, com demonstrações operacionais programadas para 2026, durante exercícios militares dos EUA.
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A iniciativa surge em meio à crescente demanda do Departamento de Defesa dos Estados Unidos por plataformas aéreas versáteis, com alcance estendido e adaptabilidade operacional. Segundo Jon Rambeau, presidente de Sistemas de Missão Integrados da L3Harris, o objetivo é viabilizar missões de longo alcance com sistemas aéreos tripulados e não tripulados em operação conjunta.
JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, destacou o histórico da empresa com o governo norte-americano, enfatizando o amadurecimento da tecnologia dual-use (uso duplo civil e militar). Em junho, a Joby demonstrou um voo híbrido de 561 milhas (902 km), considerado inédito no setor, além de apresentar avanços significativos em autonomia, após a aquisição da divisão autônoma da Xwing.
A aeronave em desenvolvimento deverá utilizar o mesmo sistema híbrido que está sendo integrado à plataforma S4 da Joby, oferecendo maior alcance e flexibilidade operacional, características consideradas estratégicas para o futuro da aviação militar.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/08/2025, às 09h31
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