AERO Magazine
Busca

Indústria

Subsidiária da Embraer firma parceria para venda de eVTOL na Costa Rica

Eve Air Mobility firma acordo com Aerosolutions e Bluenest para possível aquisição de até 50 eVTOL e implantação de infraestrutura de vertiportos na Costa Rica


Parceria também inclui integração de serviços TechCare para impulsionar o transporte sustentável em áreas turísticas da Costa Rica - Eve Air Mobility
Parceria também inclui integração de serviços TechCare para impulsionar o transporte sustentável em áreas turísticas da Costa Rica - Eve Air Mobility

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou hoje (30), a assinatura de um memorando de entendimento com a Aerosolutions, responsável pelo desenvolvimento da Aeros Electric Airlines, e com a Bluenest by Globalvia para a potencial aquisição de até cinquenta aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.

O acordo inclui ainda acesso ao portfólio TechCare da Eve. A iniciativa visa implantar soluções de mobilidade aérea avançada na Costa Rica, com foco inicial na região de Guanacaste, e o uso das aeronaves em rotas entre 20 e 50 km, conectando aeroportos a resorts e destinos ecológicos.

A intenção é mitigar os congestionamentos causados pela malha rodoviária limitada e aprimorar a mobilidade para turistas e residentes. O país recebe mais de três milhões de visitantes estrangeiros por ano e busca reforçar sua reputação como destino de turismo sustentável.

Segundo Johann Bordais, CEO da Eve, a parceria é um passo estratégico para consolidar um ecossistema de transporte aéreo mais seguro e eficiente na região. A Aerosolutions também terá acesso às soluções integradas do programa TechCare, que abrange suporte operacional, manutenção e atendimento ao cliente.

A Bluenest, braço de Mobilidade Aérea Avançada da Globalvia, será responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura de vertiportos. A empresa, que já opera a principal rodovia da Costa Rica (Ruta 27), terá papel fundamental na integração entre os modais terrestre e aéreo.

Está incluso ainda ações conjuntas em temas como desenvolvimento de vertiportos, integração do espaço aéreo, certificações, treinamento de pilotos e planejamento operacional. As partes já colaboraram anteriormente, em março de 2024, na realização de testes de táxis aéreos em Guanacaste.

O eVTOL da Eve é baseado na configuração “Lift + Cruise”, com rotores dedicados para decolagem e asas fixas para voo horizontal. A aeronave é equipada com propulsor elétrico e motores duplos, oferecendo desempenho elevado com foco em segurança e sustentabilidade. Atualmente, o modelo passa por uma fase de testes abrangentes com o protótipo.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/06/2025, às 09h43


Mais Notícias