AERO Magazine
Busca

Nova missão

Jato de negócios da Bombardier sai da fábrica e assume missões humanitárias

Aeronave entregue para operador finlandês foi transformado em aeromédico e atendeu casos da Covid-19


As primeiras 100 horas foram atendendo a evacuação de emergência em casos de COVID-19

Um Challenger 650 recém-entregue se tornou motivo de orgulho para a Bombardier e a Jetflite, empresa finlandesa de táxi aéreo, ao ser colocado imediatamente em serviço para repatriar dezenas de pacientes afetados pela COVID-19.

A aeronave configurada originalmente para o serviço de fretamento executivo foi entregue em março de 2020, mas teve seu interior VIP com 12 assentos, reconfigurado para ambulância aérea (Medevac, na sigla em inglês), adotando duas macas, incluindo uma unidade de isolamento portátil.

LEIA TAMBÉM

A instalação a bordo proporciona uma estrutura médica a altura de centros hospitalares, podendo responder efetivamente à crescente crise humanitária mundial. O avião dispõe inclusive de e uma área para armazenar insumos médicos, incluindo kits para testes rápidos da COVID-19.

“Nossa frota está sempre ocupada, mas completar as primeiras 100 horas dentro de 14 dias diretamente fora da fábrica foi algo recorde, mesmo para nós, principalmente à luz dos desafios no planejamento de rotas de voo, obtenção de autorizações e reserva de riscos, assim como acomodação gratuita da tripulação”, disse Elina Karjalainen, diretora administrativa da Jetflite. "Estamos muito orgulhosos de ter esta nova aeronave impressionante em nossa frota e de poder ajudar tantas pessoas, enquanto aguardamos melhores dias pela frente".

Em sua missão mais longa o Challenger 650 atravessou três continentes em cinco dias, voando de sua base em Helsinque, Finlândia, para Portugal, Itália, Mali, Ilhas Canárias, Libéria, África do Sul, Seychelles, Afeganistão e Estônia repatriando cidadãos para seus países de origem.

O Challenger 650 é um jato de negócios médio, com capacidade de realizar voos intercontinentais, atendendo especialmente a corporações e executivos que necessitam de grande mobilidade.

Um dos destaques da aeronave é seu desempenho em pistas curtas, atendendo especialmente missões especiais, como resgate aeromédico. Além disso, o avião conta com alcance de 4.000 nm (7.408 km), podendo voar de São Paulo para Miami ou Johanesburgo sem escalas.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 18/05/2020, às 10h30 - Atualizado às 11h14


Mais Notícias