Jipe voador

Novo bimotor da Cessna realiza primeiro voo nos EUA

SkyCourier é voltado para mercado regional e de carga expressa, oferecendo ampla cabine e performance elevada em pistas curtas


A Textron Aviation realizou hoje (17) o primeiro voo com o turbo-hélice utilitário Cessna SkyCourier, que teve duração de 2h15, onde foi avaliado o seu desempenho de subida, estabilidade e controle da aeronave, grupo motopropulsor, sistemas ambientais, de controle de voo e aviônicos.

O protótipo da aeronave decolou do aeroporto Beech Factory, em Wichita, nos Estados Unidos, tendo como pilotos Corey Eckhart e Aaron Tobias. O Sky Courier é impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PT6-65SC e é equipado com a suíte Garmin 1000 NXi, tendo capacidade para até 2.700 kg, velocidade máxima de cruzeiro de 200 nós e alcance de 900 nm. O modelo foi concebido para atender ao mercado de carga e voos regionais, possuindo opção de cabine para 19 passageiros, e ainda a opção combi, uma combinação mista de passageiros e carga.

LEIA TAMBÉM

“O Cessna SkyCourier teve o desempenho exatamente como esperávamos, o que é uma prova de toda a equipe de homens e mulheres que trabalharam juntos para se preparar para este dia”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Estou orgulhoso do modo como a equipe perseverou com as interrupções causadas pela pandemia global do COVID-19 e permaneceu focado em nos levar a esse ponto”.

O Cessna SkyCourier deverá ampliar o segmento de aeronaves leves, voltadas para operação em aeroportos com pouca infraestrutura de solo e pistas restritas, oferecendo flexibilidade da cabine, boa capacidade de carga útil, assim como é previsto baixos custos operacionais.

"Ficamos muito satisfeitos com o desempenho do Cessna SkyCourier durante seu primeiro voo", disse Eckhart. “Foi particularmente impressionante ver a estabilidade da aeronave na decolagem e no pouso. O Cessna SkyCourier já exibe um alto nível de maturidade em suas características de voo, especialmente para um primeiro voo. Conseguimos realizar todo planejado”.

Por Gabriel Benevides

Publicado em 17 de Maio de 2020 às 18:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Cessna SkyCourier Garmin G1000 LD3 aeronave Textron Aviation