AERO Magazine
Busca

Jipe voador

Novo bimotor da Cessna realiza primeiro voo nos EUA

SkyCourier é voltado para mercado regional e de carga expressa, oferecendo ampla cabine e performance elevada em pistas curtas


A Textron Aviation realizou hoje (17) o primeiro voo com o turbo-hélice utilitário Cessna SkyCourier, que teve duração de 2h15, onde foi avaliado o seu desempenho de subida, estabilidade e controle da aeronave, grupo motopropulsor, sistemas ambientais, de controle de voo e aviônicos.

O protótipo da aeronave decolou do aeroporto Beech Factory, em Wichita, nos Estados Unidos, tendo como pilotos Corey Eckhart e Aaron Tobias. O Sky Courier é impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PT6-65SC e é equipado com a suíte Garmin 1000 NXi, tendo capacidade para até 2.700 kg, velocidade máxima de cruzeiro de 200 nós e alcance de 900 nm. O modelo foi concebido para atender ao mercado de carga e voos regionais, possuindo opção de cabine para 19 passageiros, e ainda a opção combi, uma combinação mista de passageiros e carga.

LEIA TAMBÉM

“O Cessna SkyCourier teve o desempenho exatamente como esperávamos, o que é uma prova de toda a equipe de homens e mulheres que trabalharam juntos para se preparar para este dia”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Estou orgulhoso do modo como a equipe perseverou com as interrupções causadas pela pandemia global do COVID-19 e permaneceu focado em nos levar a esse ponto”.

O Cessna SkyCourier deverá ampliar o segmento de aeronaves leves, voltadas para operação em aeroportos com pouca infraestrutura de solo e pistas restritas, oferecendo flexibilidade da cabine, boa capacidade de carga útil, assim como é previsto baixos custos operacionais.

"Ficamos muito satisfeitos com o desempenho do Cessna SkyCourier durante seu primeiro voo", disse Eckhart. “Foi particularmente impressionante ver a estabilidade da aeronave na decolagem e no pouso. O Cessna SkyCourier já exibe um alto nível de maturidade em suas características de voo, especialmente para um primeiro voo. Conseguimos realizar todo planejado”.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 17/05/2020, às 18h00 - Atualizado às 22h24


Mais Notícias