AERO Magazine
Busca

Caça de próxima geração

Itália, Reino Unido e Japão formalizam acordo para novo caça

Governos da Itália, Japão e Reino Unido celebraram um acordo que estabeleceu um acordo para um caça de nova geração


Uma das intenções do acordo é desenvolver uma aeronave de combate de próxima geração até 2035 - Leonardo/Divulgação
Uma das intenções do acordo é desenvolver uma aeronave de combate de próxima geração até 2035 - Leonardo/Divulgação

Os governos da Itália, Japão e do Reino Unido celebraram um acordo de cooperação para um caça de nova geração que será desenvolvido de forma conjunta entre a Leonardo, a Mitsubishi Heavy Industries e a BAE Systems até meados de 2035.

O Estabelecimento do "Programa Aéreo de Combate Global" foi assinado pelos respectivos países e marca um avanço no projeto compartilhado para o desenvolvimento de novas tecnologias de combate e a construção de uma aeronave de combate de próxima geração.

Recentemente os três parceiros anunciaram um acordo para respaldar as discussões em andamento sobre os trabalhos de longo prazo e sobre o amadurecimento do conceito para um avião de combate de nova geração e dos requisitos de capacidade que serão adicionados.

O GCAP prevê o desenvolvimento de uma plataforma central inovadora de próxima geração, sustentada por uma tecnologia avançada e disruptiva que está definindo uma nova abordagem transformadora para a colaboração industrial internacional”, disse Guglielmo Maviglia, da Leonardo e diretor do programa GCAP.

A sede governamental conjunta do programa fica no Reino Unido, mas o primeiro CEO do projeto será japonês. Atualmente, cerca de 9.000 pessoas trabalham no GCAP em todo o mundo e mais de 1.000 fornecedores dos três países serão envolvidos no programa.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/12/2023, às 18h51


Mais Notícias