Um helicóptero AW139, da Leonardo, realizou os primeiros voos com SAF do Oriente Médio
O AW139 da Leonardo realizou durante a semana, os dois primeiros voos de helicóptero com combustível sustentável de aviação no Oriente Médio.
O feito contou com a participação da Abu Dhabi Aviation, proprietária da aeronave, e transportou representantes dos Emirados Árabes e do setor aéreo local. As empresas são parceiras há 15 anos e, neste período, foram adquiridas 33 unidades, sendo o AW139 o modelo majoritariamente presente na frota.
Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade Geral da Aviação Civil dos Emirados Árabes, disse que o setor da aviação civil no país realizou progressos significativos para melhorar a utilização do SAF e destacou que o sucesso do primeiro o voo de helicóptero utilizando o combustível é um passo importante nos esforços contínuos para reduzir as emissões de carbono no setor da aviação.
Entre o próximo domingo (3) e o dia 7 de dezembro, a Leonardo participará da Expodefensa, feira voltada para o mercado de defesa e segurança, em Bogotá, na Colômbia.
O fabricante exibirá uma série de plataformas de asa fixa, incluindo o treinador avançado M-346 em sua configuração Fighter Attack (FA), equipado com radar multimodo de controle de fogo Grifo-346 da empresa. O M-346 FA é uma aeronave de combate leve e econômica que também pode ser usada para treinamento. Ele pode realizar uma ampla gama de missões Ar-Ar e Ar-Terra.
Também será exposta a aeronave multimissão C-27J Spartan. Na América Latina aeronave foi escolhida pelo México e pelo Peru e apresenta bom desempenho graças à capacidade de pousar em pistas não pavimentadas e semipreparadas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/12/2023, às 20h26
+lidas