AERO Magazine
Busca

Estreia

Itália realizou testes no mar com caça capaz de pousar e decolar na vertical

Caças F-35B da força aérea italiana operaram pela primeira vez em porta-aviões


F-35B da marinha da Itália

F-35B da marinha italiana realizou sua primeira operação embarcado em um porta-aviões | Foto: Marinha da Itália

Caças F-35B da força aérea italiana pousaram pela primeira vez no porta-aviões Cavour. A embarcação estava no mar Mediterrâneo realizando um treinamento em conjunto com o porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth.

Os italianos utilizam o F-35B, com capacidade de decolagem e pouso vertical, adequado ao modelo de porta-aviões empregado pelo país.

“A atividade aérea a bordo do porta-aviões Cavour, realizada em plena sinergia entre Marinha e Aeronáutica, representa um marco no desenvolvimento da capacidade nacional de projetar o potencial oferecido pela nova aeronave de quinta geração do mar, o F -35B ”, diz um comunicado do Ministério da Defesa italiano, ao site The Aviationist.

A Itália tem um acordo para adquirir noventa caças F-35 Lightining II, sendo que, sessenta deles serão da versão de decolagem e pouso convencional, o F-35A, que serão operados unicamente pela força aérea do país. Os trinta aviões restantes serão os F-35B, que tem capacidade de pouso e decolagem vertical, estes serão divididos entre a marinha e a força aérea, ficando 15 para cada.

Os novos aviões furtivos vão substituir os antigos AV-8B Harrier II, e serão operados no porta-aviões Cavour e no LHD Trieste.

F-35B da marinha da Itália

F-35B conta com capacidade de decolagem e pouso na vertical

Saiba mais...

Na mesma semana que aconteceu o treinamento italiano, um F-35B do Reino Unido caiu no mar durante um exercício no Mar Mediterrâneo. Na ocasião o piloto conseguiu ejetar em segurança, mas agora o Reino Unido, temendo que os russos tenham acesso aos destroços do F-35 pediu ajuda aos Estados Unidos para retirarem o caça furtivo do fundo do mar. Um dos receios é que russos ou chinêses utilizem o avião acidentado para estudos da capacidade geral do avião.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 22/11/2021, às 09h30 - Atualizado às 19h06


Mais Notícias