Instituto de Cartografia Aeronáutica é responsável por cartas aeronáuticas e procedimentos de navegação aérea no Brasil
O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), organização militar subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), completa neste sábado (10/05) 42 anos de atividade. Desde sua criação, a unidade atua na gestão da geoinformação aeronáutica, contribuindo diretamente para a segurança da navegação aérea no Brasil.
Composto por mais de 200 profissionais, entre civis e militares, o ICA é responsável pela elaboração de procedimentos de navegação aérea, desenvolvimento de cartografia aeronáutica e concepção do espaço aéreo brasileiro. A missão da unidade é “gerenciar a informação aeronáutica”.
A atuação do ICA também inclui o uso de softwares específicos para a produção de cartas aeronáuticas, ações para a redução de emissões de carbono e ruídos na aviação, além da implantação de sistemas como o SYSAGA (Sistema de Gerenciamento dos Aeródromos), que visa à melhoria da infraestrutura dos aeroportos.
A unidade segue adotando novas tecnologias e ferramentas para atender às demandas do setor aeronáutico, alinhando-se às práticas internacionais de segurança e planejamento do espaço aéreo.
“Realizamos atividades multidisciplinares que envolvem a confecção de cartas de navegação aérea para voos visuais e por instrumento; coleta e apresentação da dados cartográficos; validação de Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos e Helipontos e Auxílios à Navegação Aérea em todo território nacional; além da confecção e divulgação de NOTAM, que são mensagens aos aeronavegantes que informam sobre alterações e/ou restrições temporárias que possam impactar nas operações aéreas”, explica o Diretor da Unidade, Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/05/2025, às 09h00
+lidas