Versão destinada a Índia terá padrão de aprimoramento totalmente diferentes das demais versões do caça
A Índia está prestes a recebeu o último lote de caças Dassault Rafale. De acordo com a mídia local, as últimas três unidades (de um total de 36) deverão chegar ao país na próxima semana.
O contrato entre a Índia e a França para os 36 caças foi assinado em setembro de 2016. O país asiático foi um dos primeiros a optar pelo caça de geração quatro plus.
Ao mesmo tempo que os últimos caças serão entregues, os trabalhos de aprimoramento para o padrão indiano (ISE) seguem sendo feitos no territorio do país.
Ao todo são 13 aprimoramentos que agradam os indiano, que é considerado a atualização mais avançadas dentre as demais já existentes no caça de fabricação francesa.
De acordo com o site The Hindu, os aprimoramentos acontecem principalmente “no radar de varredura eletrônica (Aesa), o visor montado em capacete, a capacidade de operar a partir de aeródromos de alta altitude, busca avançada por infravermelho e sensor de rastreamento, um potente pod de jammer eletrônico e aviônicos”.
A lista de países que estão comprando o Dassault Rafale ainda inclui: Emirados Árabes, Grécia, Egito, Sérvia, Croácia, Catar e a Indonésia (que assinou na semana passada um pedido contrato de compra).
Por André Magalhães
Publicado em 14/02/2022, às 09h07
+lidas