Nova tecnologia foi testada em parceira com a força aérea de Cingapura
A Airbus Defense informou que a fase de desenvolvimento do sistema A3R foi concluído com sucesso. Este sistema tem a capacidade de fazer reabastecimentos em voo totalmente automáticos, partir de aeronaves A330 MRTT.
O trabalho de desenvolvimento foi feito entre a Airbus e a Força Aérea de Cingapura, que forneceu algumas de suas aeronaves para os testes como, por exemplo, um outro A330 MRTT e caças F-16 e o F-15SG.
A empresa europeia divulgou um vídeo nesta sexta-feira (11) mostrando um pouco dos devidos reabastecimentos automáticos.
“Durante o teste, um total de 88 contatos secos e molhados totalmente automatizados e transferências de quase 30 toneladas de combustível foram executados com sucesso”, informou a Airbus.
O Programa A330 Smart MRTT visa capacitar as aeronaves a realizarem reabastecimentos de maneira automática, o que reduz a carga de trabalho dos militares.
A Força Aérea Brasileira abriu uma licitação para duas unidades do Airbus A330. Posteriormente, será criado um segundo contrato para a conversão das aeronaves ao padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), cujo principais características são o reabastecimento em voo, transporte de passageios, soldados e determinadas cargas. Além de poder ser utilizado como UTI aérea.
Entre os argumentos para a aquisição do A330 MRTT está sua elevada capacidade de transporte, na ordem de 45 toneladas, praticamente o dobro do KC-390 da Embraer. O modelo ainda pode transportar aproximadamente 300 passageiros, em configuração de alta densidade, além de dispor opcionalmente de uma cabine VIP, para transporte de autoridades.
Por André Magalhães
Publicado em 11/02/2022, às 14h50
+lidas