AERO Magazine
Busca

Aviação de Negócios

Daher obtém certificação para o Kodiak 900 no Brasil

Kodiak 900 oferece maior velocidade, alcance e capacidade e certificação da ANAC permite início das entregas no Brasil


Kodiak 900
Kodiak 900 é a versão de maior capacidade e alcance da família Kodiak 100 - Divulgação

A Daher anunciou hoje (11), que recebeu o certificado de tipo da ANAC para o Kodiak 900, liberando a operação no Brasil da versão maior e mais rápida da família Kodiak. O modelo oferece cabine ampliada, maior alcance, velocidade e melhor eficiência de combustível em relação ao Kodiak 100, já homologado no Brasil.

Com características para operar em pistas não-preparadas e locais remotos com pouca ou nenhuma infraestrutura, o Kodiak 900 tem potencial de uso em missões utilitárias, corporativas e regionais em ambientes exigentes do país.

O Kodiak 900 incorpora aumento de 1,19 metro no comprimento da fuselagem, elevando o volume interno para 8,75 m³ e permitindo mais espaço para passageiros e carga. O turboélice atinge velocidade de cruzeiro de 210 nós, dispõe de alcance de 1.129 milhas náuticas (2.090 km) e oferece maior capacidade útil em relação ao Kodiak 100.

Com cabine ampliada em 20%, o Kodiak 900 adota configuração para até dez ocupantes. Os novos assentos Summit+ permitem múltiplas configurações, como arranjo duplo-clube ou fileiras voltadas para a frente. Os assentos são removíveis, possibilitando aumento do espaço de carga e adaptação rápida para diferentes perfis de missão.

O Kodiak 900 é equipado com o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-140A, de 900 shp. Otimizado para desempenho em condições de calor e altitude, o propulsor está acopalho em uma hélice pentapá Hartzell com velocidade de trabalho de 1.900 rpm, adequada a operações em áreas com restrições de ruído.

Aviônicos

A suíte Garmin G1000 NXi é padrão na família Kodiak e inclui telas de alta resolução e piloto automático avançado. A integração do GDL 60 e do PlaneSync introduz funcionalidade de aeronave conectada, permitindo atualizações rápidas de banco de dados, registro automatizado de informações e ativação remota.

Ambos os modelos compartilham o mesmo design robusto e excelentes características de manuseio – incluindo capacidades de decolagem e pouso curtas – além de resistência a estol e a parafuso”, disse Paulo C. Olenscki, diretor-executivo da operação brasileira da Daher Aircraft Division.

O Kodiak 900 foi certificado nos EUA em 2022 e teve a validação da agência europeia de aviação civil (EASA, na sigla em inglês) no ano seguinte. 

A Daher também inaugurou neste ano um escritório próprio em São Paulo, visando ampliar o suporte à frota TBM e Kodiak no Brasil e na América Latina, reforçando sua estrutura regional de atendimento e pós-venda.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/12/2025, às 14h14


Mais Notícias