Modificação substitui motor original por PT6A-66D, eleva velocidade de cruzeiro e reduz tempo de subida do monoturboélice Daher
A Blackhawk Aerospace anunciou, durante o EAA AirVenture em Oshkosh, que solicitou à agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) a certificação suplementar (STC) para um upgrade de motor que aumenta a potência e a velocidade dos monoturboélices Daher TBM 700.
O pacote inclui a instalação do motor PT6A-66D de 850 shp, que substitui o motor original, um PT6A-64 de 700 shp, possibilitando aproximar o desempenho do TBM 700 ao padrão do TBM 850.
Dados de teste da Blackhawk indicam que a atualização reduz o tempo de subida ao nível FL310 em seis minutos e aumenta a velocidade de cruzeiro em cerca de 25 nós, superando 300 nós.
A aeronave usada como plataforma de testes para a certificação— um TBM 700C2 fabricado em 2004—está exposta no EAA AirVenture, no estande da Blackhawk e disponível para venda. O modelo passou por uma modernização completa, incluindo cockpit e cabine atualizados, além do novo motor.
Edwin Black, presidente da divisão de upgrades proprietários da Blackhawk, afirmou que o XP66D representa a combinação da experiência da empresa no desenvolvimento de STC com o conhecimento técnico do centro de performance Avex, parceiro no projeto.
O pedido de certificação marca uma etapa para disponibilizar o upgrade aos operadores da frota TBM 700, ampliando o ciclo de vida operacional da aeronave, cuja frota acumula quase três décadas de serviço, com desempenho superior.
Redação
Publicado em 23/07/2025, às 16h02
+lidas