Piper Aircraft fecha contrato de US$ 155 mi com UND Aerospace para fornecimento de até 188 aviões de treinamento Archer TX e Seminole
A Piper Aircraft assinou hoje (22), no EAA AirVenture 2025, que acontece em Oshkosh, nos Estados Unidos, um contrato avaliado em cerca de US$ 155 milhões com a Universidade da Dakota do Norte. O acordo prevê o fornecimento de até 188 aeronaves de treinamento de diversos modelos.
Este é o maior pedido feito por uma instituição de ensino na história da Piper e reforça uma parceria de quase quarenta anos voltada à formação de pilotos. O contrato inicial prevê a entrega de 145 aeronaves dos modelos Archer TX e Seminole ao longo de oito anos, com a primeira entrega ocorrendo partir de 2027.
O acordo ainda contempla uma cláusula de extensão, que poderá elevar o total para 188 unidades até 2036. A nova encomenda supera o pedido anterior feito pela mesmo universidade em 2016, para um total de 112 aeronaves entregues até 2026.
View this post on Instagram
"A Piper continua sendo uma colaboradora vital para o sucesso contínuo do treinamento de voo na UND", disse Robert J. Kraus, Reitor da Escola de Ciências Aeroespaciais John D. Odegard da Universidade da Dakota do Norte. "Estamos ansiosos para fortalecer nosso relacionamento enquanto preparamos a próxima geração de pilotos para carreiras nas companhias aéreas, aviação executiva e nas Forças Armadas dos EUA."
A UND Aerospace, uma das maiores escolas de aviação dos Estados Unidos, utiliza seus aviões Piper para cumprir mais de 190.000 horas de voo por ano entre seus campi de Grand Forks, na Dakota do Norte, e Phoenix, no Arizona. A escola opera atualmente uma frota de 176 aeronaves e outros dispositivos de treinamento – incluindo sofisticados simuladores – com elevada exigência de confiabilidade e desempenho.
Os Archer TX e Seminole são reconhecidos no setor por sua robustez, facilidade de manutenção e adequação a ambientes de alta utilização, como os centros de formação de pilotos comerciais e militares. Segundo a Piper, cada Archer TX na frota da UND acumula em média 1.300 horas de voo por ano, enquanto os Seminoles somam cerca de novecentas horas anuais por aeronave.
Ron Gunnarson vice-presidente da Piper Aircraft e ex-aluno da UND Aerospace, disse que o novo contrato “reforça o papel da universidade como referência mundial em treinamento de voo” e representa “um ponto de orgulho para os 1.500 funcionários da Piper”.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/07/2025, às 14h37
+lidas