AERO Magazine
Busca

Aposentadoria inesperada

FAB irá desativar neste ano helicópteros AH-2 Sabre de fabricação russa

Helicópteros foram os primeiros do Brasil totalmente voltados para missões de ataque


Aeronaves faziam importantes missões em regiões de fronteira na Amazônia - Força Aérea Brasileira
Aeronaves faziam importantes missões em regiões de fronteira na Amazônia - Força Aérea Brasileira

Está circulando nas redes sociais a informação de que a Força Aérea Brasileira (FAB) irá desativar os helicópteros de fabricação russa AH-2 Sabre. Imagens também circulam mostrando o que seria um comunicado oficial de desativação da aeronave.

De acordo com as informações do site Poder Aéreo, a desativação do primeiro lote vai acontecer no dia 1 de março deste ano. Já o último lote de aeronaves será desativado a partir de 31 de dezembro de 2022.

Documento FAB
Possível documento oficial que está cuirculando pelas redes sociais- Foto: Via Redes Sociais

A FAB não fez nenhuma declaração até o momento sobre tais informações que circulam na internet.

AH-2 Sabre
Robustez da aeronave e seu poder de fogo são as principais características do Mi-35M- FAB

O Brasil comprou 12 unidades do helicóptero Mi-35M (nome original das aeronaves. No Brasil, foi designado como AH-2). As aeronaves militares são operadas pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV), a partir de Porto-Velho (RO).

A cerimônia de incorporação dos Sabres no esquadrão aconteceu em abril de 2010 e, desde então, já acumularam mais de 8 mil horas de voo.

Saiba Mais...

O Mi-35M é derivado do helicóptero Mi-24. A aeronave cumpre missões de ataque e suas principais características são a robustez e o poder de fogo.

Aeronave é equipada com um canhão de 23mm, contudo, o AH-2 ainda pode lançar foguetes e mísseis ar-solo. Ainda é equipado com o sistema eletrônico e óptico Giro-estabilizado GOES-342, que permite a detecção e a identificação de alvos por meio de imagem TV.

Por se tratar de uma aeronave de ataque, medidas de defesa também estão inclusas, como flares (sistemas contra misseis infravermelhos), RWR (Radar Warning Receiver), dentre outras.

As aeronaves participaram de algumas importantes operações no Brasil como, por exemplo, ações de defesa na Copa do Mundo de 2014.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 11/02/2022, às 09h30


Mais Notícias