AERO Magazine
Busca

Iberia realiza o primeiro voo comercial com o A321XLR

Introdução do Airbus A321XLR na rota entre Madri e Boston poderá redefinir os padrões do transporte aéreo de longo curso


Imagem Iberia realiza o primeiro voo comercial com o A321XLR

A Iberia realizou o primeiro voo comercial com o novo Airbus A321XLR, a versão de ultralongo alcance da família A321, voando entre Madri, na Espanha, e Boston, nos Estados Unidos.

O A321XLR se destaca por seu alcance de 8.700 quilômetros, permitindo voar sem escala entre os principais destinos europeus e da América do Norte, em especial na Costa Leste dos Estados Unidos e Canadá.

Outra importante característica do A321XRL é seu consumo de combustível até 40% inferior aos os modelos wide-body, normalmente usados em rotas transatlânticas. Visando atender voos de longo curso, sobretudo cidades com elevada demanda de passageiros executivos, a Iberia manteve uma configuração similar a adotada em outras aeronaves de longo curso, como o A350, incluindo a nova cabine Airspace, em duas classes, business e economy, com um total de 182 assentos.

"Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea do mundo a começar a voar com o A321XLR. Este é um verdadeiro marco na indústria da aviação. Este novo modelo de aeronave nos permite fortalecer nossa rede e voar para novos destinos de forma eficiente e confortável para todos os nossos clientes", disse Marco Sansavini, presidente da Iberia.

O Airbus A321XLR, certificado em julho de 2024 pela agência de avição civil europeia (EASA, na sigla em inglês) representa uma evolução significativa na linha A321, destacando-se pelo alcance de 4.700 milhas náuticas, viabilizado por um novo tanque central traseiro (RCT). Isso permite operar voos de longo curso de maneira mais econômica e eficiente, sendo ideal para rotas ponto a ponto que não justificariam o uso de aeronaves widebody, como por exemplo a rota Madri – Boston, mas que oferece boa demanda de passageiros, ainda que abaixo dos 200 lugares,

Desde sua introdução em 1994, o A321 evoluiu para atender às demandas de voos transcontinentais e transatlânticos, inicialmente com tanques adicionais de combustível (ACT) e, mais recentemente, com a série Neo, que utiliza motores mais eficientes.

O A321Neo-LR ampliou o alcance para 4.100 milhas náuticas, mas as condições operacionais ainda limitavam sua capacidade em determinadas rotas, assim, o A321XLR supera essas limitações com modificações estruturais, como o reforço do trem de pouso e da da junção da asa-fuselagem foi redesenhada e reforçada e a parte inferior da fuselagem recebeu um reforço em material composto, além de melhorias no isolamento térmico e nos sistemas de água e dejetos, que garantem conforto e funcionalidade em voos de até onze horas.

Lançado oficialmente em 2019, o A321XLR acumula mais de 550 pedidos e se posiciona como no cobiçado segmento Middle of Market, com potencial de criar novos mercados e redefinir rotas de médio e longo alcance, consolidando a liderança da Airbus nesse segmento enquanto a Boeing prepara sua resposta futura, após retirar de linha o 757 há duas décadas.

O A321XLR também apresenta vantagens econômicas. Comparado ao veterano Boeing 757, seu principal concorrente, consome até 27% menos combustível, possui maior flexibilidade operacional e oferece custos por assento mais baixos.

Embora o 757 tenha maior capacidade de carga, o A321XLR é mais eficiente em longas distâncias, especialmente em função do menor peso e do consumo reduzido. Em relação aos widebodies, como o A330 e o 787, o A321XLR é mais adequado para mercados menores ou sazonais, permitindo operações lucrativas onde aeronaves maiores seriam inviáveis ou que exigiriam tarifas mais altas.

Classe Executiva Iberia A321XRL
Classe executiva do A321XLR da Iberia segue os mesmos padrões das existentes em aeronaves maiores, como o A350

O design interior, independente da configuração escolhida pela empresa aérea, inclui melhorias de conforto, como maior espaço para bagagem de mão, que é até 60% maior que seus rivais; assentos mais largos; e sistemas avançados de iluminação, o que reduz o impacto de voos prolongados.

No caso da Iberia, o A321XRL foi configurado com uma cabine de classe executiva com catorze assentos individuais, cada um ao lado de uma janela e com acesso direto ao corredor e que podem ser transformados em camas. Cada assento inclui uma tela individual de 18,5 polegadas com resolução 4K e sistema próprio de iluminação.

Já na cabine economica conta com 168 assentos do modelo CL3810 feito pela Recaro, com um peso unitário de quase 2 quilos menor que seu antecessor, o que se traduz em melhoria de capacidade para o avião.

Os assentos oferecem até quatro polegadas de reclino e são equipados com encostos de cabeça ajustáveis ​​em seis direções e dois bolsos adicionais para guardar itens pessoais. Uma tela individual de 12 polegadas com resolução 4K é integrada em cada encosto

Todas as cabines do novo A321XLR permitem conectar fones de ouvido Bluetooth e apresentam portas de carregamento USB Tipo A e Tipo C. Além disso, as mesas de assento são projetadas para permitir que os passageiros coloquem e usem seus dispositivos eletrônicos durante o voo. Como o restante da frota de longa distância da Iberia, o A321XLR oferece conectividade com WiFi gratuito para mensagens durante todo o voo.

Leia todos os detalhes do projeto do A321XLR na edição 365 de AERO Magazine.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/11/2024, às 11h00


Mais Notícias