AERO Magazine
Busca

Reforço na defesa

Holanda fecha contrato para 12 novos helicópteros Airbus H225M

Força Aérea da Holanda contará com doze novos helicópteros H225M, da Airbus


O Brasil é um dos clientes do modelo que também é produzido no país - Airbus
O Brasil é um dos clientes do modelo que também é produzido no país - Airbus

O Ministério da Defesa da Holanda assinou um contrato com a Airbus para a compra de doze helicópteros H225M, destinados a operações da Força Aérea Real dos Países Baixos.

Os militares holandeses atualmente opera helicópteros Cougar da família H215M. Os novos H225M serão alocados no 300º Esquadrão de Operações Especiais, e o fabricante colaborará para adaptar o modelo às especificações operacionais dos usuários. Segundo a Airbus, o objetivo é aprimorar a eficiência das missões de operações especiais por meio de comunicação tática e um design que integre a aeronave e seus sistemas.

O acordo inclui também um lote inicial de suporte e serviços. “O H225M foi selecionado pela Holanda em junho de 2023 após um processo de licitação e uma avaliação exaustiva", disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, que acrescentou que o modelo “pode ser equipado com uma ampla gama de equipamentos de missão que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente”.

O H225M foi recentemente atualizado com novos sistemas aviônicos, uma caixa de engrenagem principal aprimorada, sistemas de comunicação a bordo e capacidade de integração com o sistema de armamentos HForce. Além disso, o peso máximo de decolagem foi aumentado para 11.160 kg.

Atualmente, mais de 350 helicópteros das duas variantes do modelo estão em operação em vários países, totalizando mais de 880.000 horas de voo. O Brasil está entre os clientes militares da aeronave. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/11/2024, às 09h38


Mais Notícias