AERO Magazine
Busca

Reforço Francês

Rafale poderá voar no Iraque

Caça francês Dassault Rafale poderá voar na Força Aérea do Iraque ao lado dos atuais F-16


Iraque foi por vários anos um tradicional operador de caças de origem francesa - Divulgação
Iraque foi por vários anos um tradicional operador de caças de origem francesa - Divulgação

O Iraque poderá renovar sua frota de caças com os francêses Rafale, em complemento aos atuais F-16IQ em serviço. O comunicado foi feito pelo comandante das Forças Armadas do Iraque, general Yehia Rasool, que afirmou que poderá incluir os caças Dassault Rafale na força aérea do país.

A declaração do general feita na Agência Nacional de Notícias do Iraque (INA,na sigla em inglês), afirmava que "O Comandante-em-Chefe Mohammed Shia al-Sudani ordenou a conclusão da capacitação das Forças Armadas do Iraque, incluindo o Comando da Força Aérea, para que o Iraque compre equipamentos militares modernos de muitos países , incluindo a República da França".

Atualmente o Iraque opera os caças os norte-americanos F-16IQ Block 52 e F-16D, que além de garantir a proteção aérea do país,  já foram utilizados em missões reais contra o estado islâmico.

"A importância de realizar cursos de treinamento para a Força Aérea Iraquiana com muitos países, incluindo países da OTAN, incluindo a França, é a fim de aprimorar os conhecimentos", ressaltou Yehia Rasool.

O avião francês permitirá ampliar as capacidades da força aérea, que já conta com modernos meios de combate. O governo iraquiano, segundo uma tendência no Oriente Médio, planeja ter um leque maior de fornecedores de caças, evitando contratempos futuros.

Nos últimos anos o Rafale tem obtido importantes vendas internacionais, em especial no Oriente Médio, onde destacam as compras do Qatar e os Emirados Árabes Unidos.

Por André Magalhães
Publicado em 30/05/2023, às 09h15


Mais Notícias