AERO Magazine
Busca

Substituto dos veteranos Mi-8

Iraque encomenda helicóptero também produzido no Brasil

Contrato para aquisição de helicópteros H225M pelo Iraque será produzido pela Airbus Helicopters


Novos helicópteros substituirão os antigos Mil Mi-17, atualmente em operação pelo Exército iraquiano - Airbus Helicopter
Novos helicópteros substituirão os antigos Mil Mi-17, atualmente em operação pelo Exército iraquiano - Airbus Helicopter

O Iraque formalizou a compra de doze helicópteros Airbus H225M, com previsão de entrega para 2025. O modelo é o mesmo operado pelas forças armadas brasileiras, que teve parte da produção feita no país pela Helibras.

Os H225M deverão substituir os antigos Mil Mi-17, atualmente em operação pelo Comando de Aviação do Exército Iraquiano, que opera 41 unidades das diversas variantes entre o M-8 e Mi-171.

As novas aeronaves serão utilizadas em diversas missões, como operações de contraterrorismo, transporte tático de tropas, evacuações médicas e busca e resgate em combate.

Após a finalização do contrato de compra, parte dos helicópteros será equipada com o sistema modular de armamentos HForce, desenvolvido pela Airbus. “Outros países, como França, Brasil, México e Kuwait, já utilizam o modelo e suas tecnologias em operações militares”, disse um porta-voz da Airbus.

Além do Iraque, a Alemanha também anunciou uma grande aquisição do H225M. O país prevê a compra de até 44 unidades para a polícia federal.

Por Micael Rocha
Publicado em 09/09/2024, às 08h12


Mais Notícias