AERO Magazine
Busca

Mais uma unidade

Força Aérea Brasileira recebe quinta aeronave KC-390 Millennium

Entrega acontece em meio à crise inédita entre a FAB e Embraer


As aeronaves serão operadas pelo 1º GTT, em Anápolis (GO), na região centro-oeste do país | Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu ontem (1) a quinta unidade do KC-390 Millennium, que foi entregue na ALA-2, em Anápolis (GO), em uma cerimônia que contou novamente com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Defesa Walter Braga Netto e de autoridades das forças armadas.

A aeronave, de matrícula FAB 2857, será incorporada a frota do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT), Esquadrão Zeus. Também na cerimônia foi comemorado os 60º anos da ativação do esquadrão, que por vários anos foi operador do C-130 Hercules.

O primeiro KC-390 foi entregue em setembro de 2019 e o quarto em novembro de 2020, desde então os aviões tem voando em diversas missões. O batismo de fogo ocorreu durante a crise de saúde em Manaus, onde o KC-390 foi responsável pelo transporte de insumos e de cilindros de oxigênio.

As missões por conta da pandemia foram as principais nos últimos meses, transportando principalmente EPI, veículos, remédios, oxigênio e vacinas.

Além disso, o KC-390 participou de exercícios fora do país, como nos EUA e na Colômbia, bem como missões de ajuda humanitária no Haiti e no Líbano. Ao todo a frota já ultrapassa a marca de 4.100 horas de voo.

Destacam-se também os pedidos internacionais do KC-390, assim como o fato da primeira aeronave portuguesa estar na linha de montagem, de um total de cinco aeronaves encomendadas. Recentemente militares portugueses concluíram o curso da aeronave, em Anápolis (GO).

 O KC-390 é um dos #ProjetosEstratégicos do Ministério da Defesa. Entre as principais atribuições da pasta, está o estabelecimento de políticas voltadas à defesa e à segurança do País, de acordo com a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END). pic.twitter.com/6zJ1A4EOdv

— Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) December 2, 2021

A construção do primeiro KC-390 da Hungria, já foi iniciada. O país europeu foi a segunda nação estrangeira a encomendar o avião, com um total inicial de duas unidades.

Crise Inédita:

A entrega do quinto avião acontece em meio à crise inédita entre a Embraer e a FAB, isso porque a força aérea quer uma redução do pedido inicial, de 28 para quinze unidades. As negociações entre as partes aconteciam desde abril de 2021, mas a Embraer não aceitou os termos da proposta de redução.

Em novembro, a FAB publicou um comunicado informando que iniciará, dentro dos limites previstos em lei, os procedimentos nos contratos de produção do KC-390 Millennium.

Já a Embraer também se pronunciou e disse que buscará as medidas legais para manutenção dos termos do contrato.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 02/12/2021, às 10h20 - Atualizado às 13h49


Mais Notícias