Resgate em alto mar

Helicóptero da Marinha resgata tripulante de navio pesqueiro espanhol

Operação de socorro também contou com o auxílio de uma fragata


Helicóptero WildLynx foi utilizado na missão de evacuação do tripulante  | Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, por meio do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, realizou uma evacuação aeromédica de um tripulante do Navio Pesqueiro Playa de Cubelas, de bandeira espanhola, a 1000 nm (1.800 km) da costa brasileira.

A operação teve início no dia 21 de novembro, com o acionamento da Fragata Independência (F-44), pelo Salvamar, o sistema de gerenciamento de emergências no mar. A embarcação brasileira tinha a bordo um helicóptero WildLynx, de matrícula N-4005.

No dia 23 de novembro, quando a fragata se aproximou cerca de 40 nm (75 km) da embarcação espanhola, a aeronave foi acionada para resgatar o enfermo que sentia fortes dores renais. Com um auxílio de um guincho, instalado no helicóptero, o homem foi resgato e levado para a fragata.

O translado para o Rio de Janeiro levou dois dias, chegando apenas no 25 de novembro, quando novamente o helicóptero levou o enfermo para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, para o atendimento médico necessário.

Em menos de um mês esse é o segundo resgate feito pelas forças armadas na costa brasileira. No início do mês passado, um helicóptero H-36 Caracal da FAB resgatou um tripulante de uma embarcação a cerca de 75 km de Recife.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães

Publicado em 1 de Dezembro de 2021 às 15:55


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação resgate marinha do brasil navio helicóptero