AERO Magazine
Busca

Construção

Embraer inicia construção do primeiro KC-390 Millennium da Hungria

País europeu adquiriu duas unidades da aeronave, a primeira tem previsão de entrega para 2024


Arte de um KC-390 Millennium com a pintura da força aérea húngara | Foto: Divulgação

A Embraer iniciou a construção do primeiro KC-390 Millennium da Hungria, na unidade da de Gavião Peixoto (SP). Uma cerimônia foi realizada com representantes húngaros e da empresa brasileira.

Nas próximas semanas serão montadas as peças destinadas aos painéis estruturais e das esquadrias dos principais complementes da fuselagem da aeronave e das semi-asas.

A entrega do primeiro KC-390 húngaro está prevista para 2024. Ou seja, quatro anos após a assinatura do contrato com a Embraer.

Ao todo a força aérea da Hungria assinou um contrato para duas aeronaves, se tornando assim a segunda nação internacional a adquirir a aeronave. A primeira foi Portugal, que assinou um contrato para cinco unidades do cargueiro militar, que estão em uma fase mais avançada na construção.

O KC-390 húngaro será capaz de realizar reabastecimento ar-ar (AAR sigla em inglês) nos caças JAS 39 Gripen da força aérea da Hungria. Além disso, a aeronave terá capacidade de realizar outras missões, como Transporte de Cargas, Transporte de Tropas e Paraquedistas, Evacuação Média, dentre outras missões. Um destaque do KC-390 da Hungria é que será o primeiro modelo da aeronave no mundo a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva, algo essencial para missões humanitárias.

A aeronave de fabricação nacional, na FAB, já ultrapassou 4.100 horas de voo, inclusive em missões da COVID-19, transportando medicamentos, veículos, máscaras etc. A força aérea brasileira opera, no momento, quatro unidades do KC-390, a partir da ALA-2, em Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Transporte de Tropas, o Esquadrão Zeus.

KC-390 Hungria

Representantes da Hungria e da Embraer durante a cerimônia do início de construção do KC-390 húngaro - Foto: Divulgação

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 11/11/2021, às 11h45 - Atualizado às 19h03


Mais Notícias