Desaer fechou uma parceria com a norte-americana magniX para desenvolver um motor elétrico para aviação regional
ATL 100H terá propulsão híbrida, com motores convencionais e elétricos | Foto: Divulgação.
A Desaer anunciou hoje que firmou uma parceria para o lançamento de um bimotor turbo-hélice híbrido, com propulsores convencionais e elétricos.
O desenvolvimento do avião será em conjunto com a magniX que é uma empresa líder no desenvolvimento de propulsores elétricos para a aviação, que desenvolverá o motor para o ATL 100H (híbrido).
Avançados caças Su-57 Felon pousam no aeroporto mais importante da Sibéria
A Desaer afirma que o modelo terá custos operacionais significativamente reduzidos e mudarão a economia das viagens, além de eliminar as emissões de carbono.
"O ATL 100H e futuras versões irão permitir aos clientes e operadoras atingirem as metas de redução de emissão de carbono mantendo os baixos custos operacionais e flexibilidade de operação oferecidos pela família de aeronaves ATL da Desaer”, comenta Evandro Fileno, Diretor Presidente da Desaer.
ATL 100H oferece elevada flexibilidade operacional, podendo voar como cargueiro, passageiro ou transporte militar
A magniX tem trabalhado em diversos projetos de propulsão elétrica para a aviação e possui capacidade demonstrada de desenvolver e fornecer sistemas para diversas plataformas, inclusive como propósito de remotorização.
A Desaer pretende oferecer o ATL 100H como uma versão de entrada para empresas aéreas na aviação sustentável, como uma opção com boa relação entre custo e benefício na aviação regional.
Além disso, o fabricante vem trabalhando no seu projeto do ATL 100, de propulsão turbo-hélice convencional, e recentemente lançou o seu mais novo modelo o ATL 300, de maior capacidade. Ambos os projetos visam atender à grandes centros até áreas remotas.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/02/2022, às 14h00 - Atualizado em 09/02/2022, às 17h48
+lidas