AERO Magazine
Busca

Vida nova

Primeiro Tucano modernizado é recebido pela FAB

Aeronave conta com novo cockpit digital que deverá melhorar qualidade da instrução dos cadetes


Novo cockpit digital do Embraer Tucano T-27 da FAB

Aeronaves de negócio permitem ampliar conectividade e oferecem flexibilidade de horário e destino

A força aérea brasileira iniciou a fase final de modernização do cockpit dos treinadores T-27 Tucano, durante o processo a aeronave também receberá nova pintura.

O objetivo é adequar a aeronave às novas demandas de formação e regras de tráfego aéreo, nos voos de instrução dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, no interior de São Paulo.

A modernização está sendo realizada pela Albatross, através de um projeto elaborado pela FAB, que incluí a instalação de uma cabine digital com instrumentos da aeronave dentro das novas regras de tráfego aéreo, como procedimentos RNAV e RNP, aumentando a qualidade de formação dos pilotos da FAB.

"Este é um avanço para a força aérea, de modo que será possível aprimorar a formação do cadete da Aeronáutica, no que se refere ao voo por instrumentos, uma vez que o painel será modificado para atender aos modernos requisitos de navegação para voar no espaço aéreo brasileiro", explicou Marcelo Reed Sadinha, coronel aviador.

A atualização dos equipamentos também reduzirá a obsolescências logísticas existentes. O painel original do T-27 Tucano é baseado em soluções tecnológicas dos anos 1980, aumentando o custo na obtenção de material. 

"A modernização também trará uma solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos", explicou.

A FAB está desenvolvendo também novos sistemas de simulação para que as instruções possam refletir fielmente a nova configuração adotada pelo avião, colaborando para uma formação mais moderna e eficiente.

Tucano da FAB no PAMA de Lagoa Santa

Com previsão de modernizar 42 aeronaves até dezembro de 2022, as primeiras unidades atualizadas deverão ser entregues já no primeiro semestre de 2021.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 07/10/2020, às 13h00


Mais Notícias