Aeronave estava próximo ao território da Finlândia conduzindo um exercício de rotina
Um caça-interceptador MiG-31 Foxhound da Rússia caiu próximo à fronteira da Finlândia, na região de Leningrado, no noroeste da Rússia, na sexta-feira (8). A aeronave estava em um voo de treinamento de rotina quando houve o acidente.
Os pilotos conseguiram ejetar em segurança e foram resgatados pelas equipes de resgates. Ao todo, três helicópteros Mi-8 foram empregados na missão de busca e salvamento.
O acidente já está sob investigação pelas autoridades competentes, mas algumas agências de notícias russas relataram que o avião teve problemas técnicos, mas não foi detalhado quais problemas seriam estes.
O MiG-31 Foxhound é o caça mais rápido do mundo, podendo atingir velocidades de Mach 3. A aeronave foi desenvolvida para substituir o lendário MiG-25 Foxbat. A missão do Foxhound é a interceptação, graças a alta potência do avião, o mesmo consegue chegar de maneira rápida em um alvo hostil.
A video from the scene of a Russian MiG-31 fighter jet crash in the Leningrad Oblast. pic.twitter.com/WP8aUEIMc7
— Status-6 (@Archer83Able) April 8, 2022
Além disso, o MiG-31 pode carregar uma variedade de armamentos, incluindo o míssil hipersônico Kinzahal – que pode conter ogivas nucleares. A Rússia alegou que usou este armamento (sem ogiva atômica) no conflito com a Ucrânia.
O fato do avião estar próximo ao território finlandês também levanta outras questões, pois o neuro país nórdico irá decidir até maio se fará parte da aliança militar da Otan. Isso não agrada Moscou, que de certa maneira já ameaçou a Finlândia e Suécia se ambos entrarem para a organização militar ocidental.
A Finlândia, mesmo não sendo da Otan, te proximidades com os países da aliança, inclusive no meio militar. Exemplo disso, foi a recente compra finlandesa de caças norte-americanos de 5º geração F-35A Lightning II.
Por André Magalhães
Publicado em 11/04/2022, às 08h40
+lidas