AERO Magazine
Busca

Despedida de um clássico

Caça F-35A da Itália chega para substituir o icônico Panavia Tornado

Itália vai substituir gradualmente seus veteranos caças Panavia Tornado pelos novos e modernos F-35A/B


Itália foi um dos primeiros países a receber unidades do caça "invisível" norte-americano - Aeronautica Militare / Marzio Martinetti
Itália foi um dos primeiros países a receber unidades do caça "invisível" norte-americano - Aeronautica Militare / Marzio Martinetti

O esquadrão 6º Stormo, da segunda Ala da Aeronautica Militare ( força aérea italiana), recebeu o primeiro caça de 5º geração F-35A Lightning II. O esquadrão referido opera suas aeronaves a partir da base aérea de Amendola, no sudeste da Europa.

A chegada do primeiro caça furtivo à base aérea marca o início da desativação da frota dos Panavia Tornados IDS (versão de ataque ar-solo). Os caças de fabricação europeia completam em 2022 40 anos de serviço em prol da defesa aérea da Itália.

A força aérea italiana tem duas versões do Lightning II, a versão F-35A (decolagem convencional) e o F-35B (versão com capacidade de pouso e decolagem vertical).

Não foi informado quantos dos novos aviões de combate irão operar em Amendola, mas sabe-se que outras bases da Itália receberão o caça desenvolvido nos Estados Unidos, é o caso da base de Ghedi, localizada perto de Brescia, no norte da Itália. Tal unidade também opera unidades do Tornado que deverão ser substituídos gradualmente.

Panavia Tornado
Itália opera diferentes específicas versões do Panavia Tornado - Aeronautica Militare

A defesa aérea da Itália irá empregar no futuro apenas as duas versões do F-35 Lightning II e o caça europeu Eurofighter Typhoon. Todavia, é esperado que um novo caça de próxima geração seja utilizado não só pelo italianos, mas também por outras nações europeias, trata-se da aeronave Tempest.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 08/04/2022, às 10h35


Mais Notícias