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Entrevista exclusiva: Como a Antonov Airlines resistiu à guerra e traça seus planos para o futuro

Maksym Sanotskyi, Diretor Geral Adjunto da Antonov Airlines, revela como a companhia respondeu às adversidades e os planos para o futuro


Símbolo da engenharia ucraniana, o An-225 foi, por décadas, motivo de orgulho para a Antonov e do povo ucraniano - Antonov
Símbolo da engenharia ucraniana, o An-225 foi, por décadas, motivo de orgulho para a Antonov e do povo ucraniano - Antonov

Nesta entrevista exclusiva à AERO Magazine, Maksym Sanotskyi, Diretor Geral Adjunto da Antonov Airlines, revela como a companhia respondeu estrategicamente às adversidades — da invasão russa à destruição do An-225 —, reorganizou sua estrutura operacional e manteve voos em escala global mesmo em meio à guerra.

Ao longo da conversa, Sanotskyi detalha os bastidores da transferência para a Alemanha, os desafios logísticos sob bombardeios, os planos de reconstrução do “Mriya” e os esforços para fortalecer a competitividade internacional da Antonov.

Veja, a seguir, os principais trechos desta versão condensada da entrevista publicada na edição impressa nº 372 da AERO Magazine.

  1. Maksym Sanotskyi, Diretor Geral Adjunto da Antonov Airlines

    Qual é a situação atual da Antonov Airlines?
    Hoje, a Antonov Airlines opera 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo a operação ininterrupta da frota de aeronaves An-124-100(150)M. Continuamos realizando transporte no setor de cargas superpesadas e de grandes dimensões em todo o mundo, que exigem equipamento único e preparação especial tanto para o transporte da carga quanto para a aeronave transportadora. Este tipo de transporte é uma esfera de atividade específica.

  2. Como a Antonov Airlines lidou com a pandemia? Foi o momento de maior demanda de transporte cargueiro...
    A pandemia tornou-se um grande desafio para a humanidade e para as companhias aéreas. Toda a frota foi envolvida nas operações, desde o An-225 até o An-26. Os volumes de transporte foram tão grandes que os paletes com caixas eram desmontados e carregados peça por peça para acomodar a maior quantidade possível de carga. No início de 2020, transportamos 1.000 metros cúbicos de equipamentos de proteção médica da China para a França com o An-225. Foi um transporte recorde e absolutamente fora do padrão para o "Mriya", que foi criado para transportar cargas únicas e superdimensionadas de destino aeroespacial.

  3. Na sequência quando a Ucrânia entrou em guerra...
    Quando a Rússia iniciou a guerra em grande escala contra a Ucrânia. Um dos primeiros alvos atacados foi o aeroporto base Kiev/Antonov-2, na cidade de Gostomel, onde, durante confrontos militares, o An-225, e um An-124-100(150) foram gravemente danificados, e o An-26, o An-74T e o An-28 foram destruídos. Felizmente, o pessoal da companhia aérea não foi ferido, o que consideramos o maior valor para a Antonov pois podemos reconstruir o aeroporto e construir novas aeronaves graças aos nossos talentosos especialistas.

  4. An-124-100
    Novos equipamentos já estão sendo desenvolvidos desde o início levando em conta a possibilidade de transporte no An-124-100

    Como a Antonov conseguiu manter suas atividades durante a guerra, em especial a manutenção das aeronaves, a logística e o treinamento das tripulações?
    Todos os trabalhos necessários de manutenção das aeronaves são realizados na base do aeroporto Leipzig e as peças sobressalentes são entregues a partir da Ucrânia. Em três anos, aperfeiçoamos a logística, e todos os trabalhos são realizados pontualmente e sem impedimentos. As tripulações passam anualmente por treinamento em Kiev, recebendo a necessária atualização de qualificação e certificação.

  5. O An-225 é um ícone da aviação mundial. Existe um plano concreto para concluir a construção do segundo exemplar?
    Considerando os riscos de segurança associados à agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, não divulgamos os planos e o estado atual dos trabalhos.

  6. Além do significado simbólico, havia demanda real de mercado pelo An-225 antes do início da guerra? E ela ainda existe?
    Sim, o tamanho da cabine de carga e a capacidade de carga do An-225 são únicos. É a única aeronave no mundo com peso máximo de decolagem de 640 toneladas. A segunda é o An-124-100(150)M, com peso máximo de decolagem de 402 toneladas.

  7. Para concluir. Como você vê o futuro da Antonov Airlines?
    Nós vemos a Antonov de volta a cidade de Gostomel, em nosso aeroporto base Kiev/Antonov-2. Um aeroporto com infraestrutura moderna e uma pista aprimorada, funcionando perfeitamente tanto para operações de decolagem e pouso de cargas superpesadas quanto para os testes de novos tipos de aeronaves (como era antes da invasão em grande escala). Também vemos a companhia aérea com uma frota expandida  prestando serviços de transporte de cargas em todo o mundo.

Nota da redação: Esta versão da entrevista foi condensada para fins editoriais e de publicação online.
A íntegra pode ser lida na edição 372 da AERO Magazine

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/05/2025, às 16h00


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