AERO Magazine
Busca

Na Grande São Paulo

Enel usará helicóptero para inspeção da sua rede elétrica

A Enel usará um helicóptero para inspecionar cerca de 2.000 km de rede elétrica


A aeronave utilizará uma câmera de alta resolução e um equipamento para verificar a temperatura de conexões e equipamentos - Enel/Divulgação
A aeronave utilizará uma câmera de alta resolução e um equipamento para verificar a temperatura de conexões e equipamentos - Enel/Divulgação

A concessionária de energia Enel utilizará um helicóptero para inspecionar cerca de 2.000 km de redes elétricas na Região Metropolitana de São Paulo, ao longo de 2024.

Segundo a empresa, a iniciativa tem como objetivo de agilizar a detecção de trechos para manutenção preventiva e corretiva, especialmente em áreas de difícil acesso por via terrestre e que ficam afastadas dos centros urbanos.

helicóptero Enel
Enel/Divulgação.


A aeronave utilizará uma câmera de alta resolução para capturar imagens aéreas das redes de alta e média tensão e um aparelho de tecnologia Lidar (Light Detection And Ranging), que é capaz de produzir um modelo 3D da rede inspecionada. Além disso, um equipamento termográfico também foi instalado para verificar a temperatura de conexões e equipamentos. 

Em solo, uma equipe da concessionária irá receber todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. Todas as imagens são analisadas para verificar anomalias e interferências nas redes para, então, auxiliar as equipes a traçar um plano de manutenção.

"A inspeção aérea permite planejar melhor o trabalho das equipes, poupa tempo e garante mais eficiência e precisão nas atividades de manutenção em áreas de maior complexidade", disse Vincenzo Ruotolo, Responsável pela Operação na Enel Distribuição São Paulo.

A Enel disse ainda que o parque de equipamentos gerenciados remotamente passou de quase oito mil para mais de 21 mil e permitiram que cerca de oito milhões de clientes deixassem de ser impactados por interrupções do fornecimento de energia elétrica.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/01/2024, às 08h23


Mais Notícias