AERO Magazine
Busca

Estreia no Brasil

Amaro Aviation compra um helicóptero AW09

O AW09 é novo monoturbina da Leonardo e tem no Brasil a Amaro Aviation como seu cliente de lançamento


Leonardo
Leonardo

A Amaro Aviation oficializou sua estreia no segmento de asa rotativa ao firmar um contrato de aquisição para o Leonardo AW09, o mais novo helicóptero monoturbina do mercado e com capacidade para até oito ocupantes. O acordo foi formalizado no dia 11 de dezembro, junto a Gualter Helicópteros representante exclusivo no Brasil para oAW09.

Com o acordo a Amaro Aviation se torna o cliente de lançamento do AW09 no Brasil voltado para o mercado fretamentos. Os clientes também poderão optar pela compra de cartão de horas para uso da aeronave. Além disso, a empresa planeja crescer a frota com outras unidades, disponibilizadas também para compartilhamento.

“O projeto da aeronave AW09 é um projeto bastante inovador. É um helicóptero monomotor com bastante potência, mas, ao mesmo tempo, é um produto que vai revolucionar o mercado, por conter a tecnologia de piloto automático nos quatro eixos, capacidade para até 8 passageiros, um bagageiro bastante espaçoso. Além disso, é um helicóptero com custo operacional bastante razoável”, disse Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation.

Projetado na Suíça, o AW09 utiliza novas tecnologias de construção, como amplo uso de materiais compostos, e oferece uma cabine maior e mais larga que seus rivais, com espaço e capacidade similar aos biturbinas médios. Segundo a Leonardo, o custo de aquisição e operação é similar de rivais monoturbinas, de menor capacidade. Um dos destaques, além da ampla cabine, é a redundância de sistemas, e velocidade de 140 nós (260 km/h) com alcance de 800 quilômetros, podendo ainda transportar uma carga externa de 1,5 toneladas.

“Esse helicóptero vai revolucionar o mercado, pois possui as melhores características para um monomotor multimissão, representando uma evolução significativa em comparação aos produtos existentes nesta categoria”, disse Gualter Pizzi, Diretor da Gualter Helicópteros.

Lançado originalmente pela startup Kopter, o AW09 foi adquirido, ainda na fase de projeto, pela italiana Leonardo, visando complementar e renovas seu portfólio de helicópteros leves. Uma das principais mudanças realizadas pela Leonardo, em relação ao projeto original, foi a troca do motor Honeywell HTS-900 pelo Safran Arriel 2K dual Fadec que oferece 1.006 cavalos de potência de eixo (shp).

Redação
Publicado em 02/01/2024, às 13h00


Mais Notícias