Desde maio o transporte de órgãos para transplante feitos pela Amaro Aviation já salvaram 6 vidas
A Amaro Aviation realizou o sexto transporte gratuito de órgãos para transplante, apoiando os esforços do governo do Estado de São Paulo. A empresa é a única de aviação privada no país que disponibiliza um avião, com tripulação necessária, para atender a demanda de transplantes de órgãos.
“Iniciada em maio de 2022, a parceria com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo (Incor, Escola Paulista de Medicina – Unifesp e a Escola Paulista de Enfermagem) teve como inspiração um questionamento, realizado pela direção da Amaro, sobre, caso a companhia deixasse de existir, faria falta para quem”, conta Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation.
E foi justamente a resposta que ajudou na criação de um projeto para atender os esforços do governo paulista no transporte de órgãos para transplante.
“A resposta positiva fez a empresa mergulhar fundo na área de ESG, adotando a medida, que impacta diretamente na sua relação com a sociedade”, explica Amaro.
Segundo a empresa, que voa em todo o território brasileiro, em seis meses foram atendidos voos a partir de Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Registro (SP) e Uberlândia (MG) para São Paulo.
Em nota, a Amaro Aviation comenta que foram seis vidas salvas, sendo cinco adultos receberam três corações e dois fígados, e uma criança de dois anos recebeu um novo coração - órgão que apresenta menor tempo de isquemia (tempo em que pode ficar fora do corpo humano). Após quatro horas, o coração não pode ser mais aproveitado, o que requer uma logística extremamente precisa.
O acionamento dos voos é realizado pela Central de Transplantes, que inicialmente verifica a disponibilidade de uso das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), caso contrário, busca-se um voo comercial, com as principais empresas aéreas do país sendo parceiras do projeto, por fim, caso nenhum deles possa auxiliar, é acionado os voos da Amaro.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/11/2023, às 12h01
+lidas