A Airbus fará a linha de montagem final do helicóptero H125 na Índia
A divisão de helicópteros da Airbus anunciou hoje (26) uma parceria com o Tata Group para estabelecer uma linha de montagem final para helicópteros na Índia.
O anúncio foi feito durante a visita de Emmanuel Macron, presidente da França, ao país. Ali será produzido o helicóptero de modelo H125, o mais vendido da linha civil na região. Há a possibilidade de exportação para nações vizinhas.
A linha de montagem final (FAL) na Índia realizará a integração dos principais conjuntos de componentes, aviônicos e sistemas de missão, instalação de chicotes elétricos, circuitos hidráulicos, controles de voo, componentes dinâmicos, sistema de combustível e motor, além dos testes, qualificação e entrega do H125.
“Um helicóptero civil 'Made-in-India' não será apenas um símbolo da confiante Nova Índia, mas também desbloqueará o verdadeiro potencial do mercado de helicópteros no país”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.
O espaço, ainda em local a ser definido, levará 24 meses para ficar ser configurado e as entregas dos primeiros helicópteros fabricados na região deverão começar em 2026.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/01/2024, às 08h16
+lidas